A Polícia Federal deflagrou nesta semana a Operação Copyright, que visa desmembrar esquemas de pirataria digital envolvendo filmes, músicas, séries e jogos. Como o próprio nome da operação indica, a ideia é estancar o dinheiro perdido de grandes marcas que têm seus produtos pirateados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Hoje (18), um documento no Pastebin assinado pelo hacker “Sr. Storm” entregava credenciais de acesso de domínios para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa (MD) e para o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em protesto contra a Operação Copyright, afirma o Defcon Lab. No total, são 351 credenciais.

Anteriormente, um vazamento já compilou credenciais de diversos sistemas públicos e privados brasileiros. Além disso, o Ministério da Defesa foi hackeado em setembro de 2018 por uma célula Anonymous brasileira. Acredita-se que as credenciais publicadas hoje seriam um “subproduto” destes vazamentos anteriores.

Em um documento no Ghostbin, o hacker escreveu que a “motivação do leak é uma represália” no que toca a Polícia Federal. “Isso nos leva a crer que a GDPR atualmente ativa na Europa possa entrar em vigor também no Brasil acabando com a liberdade de expressão e a privacidade”, afirma o hacker.

É preciso notar que a GDPR vai chegar de forma oficial ao Brasil em 2020. Veja uma imagem do vazamento:

dados 18154320813174

Fonte: TecMundo, por Felipe Payão

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).