GSI promove debate sobre futuro digital confiável em Brasília

Foto: @Marcio Araujo
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma iniciativa para fortalecer a segurança digital no Brasil e no mundo, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) realizou o encontro “Construindo um Futuro Digital Confiável”, nos dias 6 e 7 de novembro. Reunindo mais de 150 participantes em Brasília, o evento contou com debates sobre tecnologias emergentes, proteção de infraestruturas críticas e governança cibernética.

Temas Centrais e Debates do Evento

O encontro abordou questões cruciais para a segurança digital em um mundo cada vez mais conectado. A governança cibernética foi debatida por especialistas de países como Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Japão e Reino Unido, que compartilharam práticas regionais e internacionais.

Outro tema de destaque foi o impacto das tecnologias emergentes, como inteligência artificial e computação quântica, que trazem tanto inovações quanto desafios regulatórios. Os painéis também exploraram a proteção de infraestruturas críticas, fundamentais para garantir a segurança de serviços essenciais no ambiente digital.

Cooperação Internacional e Nacional

A cooperação internacional foi uma das principais mensagens do evento, que contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo japonês. Representantes de diversas nações discutiram como o compartilhamento de informações e parcerias estratégicas podem aumentar a resiliência cibernética global.

No âmbito nacional, autoridades brasileiras enfatizaram a importância do trabalho conjunto entre governo, setor privado e academia. O General Ivan de Souza Corrêa Filho, Secretário Executivo do GSI, destacou que “a cibersegurança é um compromisso coletivo, que transcende fronteiras e exige colaboração constante”.

O Papel do Brasil na Cibersegurança Global

A publicação da Política Nacional de Cibersegurança, em 2023, posicionou o Brasil como um líder regional no fortalecimento de suas defesas digitais. Durante o encontro, foi destacado o progresso do país em iniciativas que combinam inovação e segurança, refletindo a capacidade de integrar novas tecnologias às melhores práticas internacionais.

Com debates que uniram governança, inovação tecnológica e cooperação, o encontro reafirmou o papel do Brasil como protagonista em discussões sobre cibersegurança global. As perspectivas apontam para um futuro de maior colaboração e troca de experiências para enfrentar as ameaças digitais.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui