blank
Exercício “Passex” proporcionou troca de experiências com o navio holandês e contribuiu para o adestramento das tripulações dos Navios-Patrulha

O Grupo-Tarefa da Operação “Caribex 2020”, composto pelos Navios-Patrulha (NPa) “Macau” e “Bocaina”, realizou o exercício “Passex”, no dia 17 de novembro, com o navio “Jaguar”, da Guarda Costeira do Caribe Holandês, nas proximidades da cidade de Willemstad, em Curaçao.

Os exercícios com Marinhas Amigas, tais como o “Passex”, são uma das formas de emprego do Poder Naval em tempo de paz, capazes de contribuir com a política externa do País, proporcionando, ainda, a mútua troca de experiências e o incremento da interoperabilidade entre os meios navais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Até o momento, foi visitado o Porto de Georgetown, na capital da Guiana, e estão programadas visitas aos portos de Willemstad, em Curaçao, e Paramaribo, no Suriname, concorrendo para estreitar os laços de amizade nessa área de interesse estratégico.

Em 2020, o Grupo-Tarefa da Operação “Caribex” é comandado pelo Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, que está empregando o NPa “Macau” na missão, que conta, ainda, com a participação do NPa “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

blank
Navios-Patrulha “Macau” e “Bocaina”, realizaram exercício “Passex” com o navio “Jaguar”, da Guarda Costeira do Caribe Holandês
blank
Grupo-Tarefa da Operação “Caribex” é comandado pelo Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste
blank
Exercícios como o “Passex” contribuem com a política externa do País e incrementam a interoperabilidade entre os meios navais

Fonte: CCSM