Exercício “Passex” proporcionou troca de experiências com o navio holandês e contribuiu para o adestramento das tripulações dos Navios-Patrulha

O Grupo-Tarefa da Operação “Caribex 2020”, composto pelos Navios-Patrulha (NPa) “Macau” e “Bocaina”, realizou o exercício “Passex”, no dia 17 de novembro, com o navio “Jaguar”, da Guarda Costeira do Caribe Holandês, nas proximidades da cidade de Willemstad, em Curaçao.

Os exercícios com Marinhas Amigas, tais como o “Passex”, são uma das formas de emprego do Poder Naval em tempo de paz, capazes de contribuir com a política externa do País, proporcionando, ainda, a mútua troca de experiências e o incremento da interoperabilidade entre os meios navais.

Até o momento, foi visitado o Porto de Georgetown, na capital da Guiana, e estão programadas visitas aos portos de Willemstad, em Curaçao, e Paramaribo, no Suriname, concorrendo para estreitar os laços de amizade nessa área de interesse estratégico.

Em 2020, o Grupo-Tarefa da Operação “Caribex” é comandado pelo Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, que está empregando o NPa “Macau” na missão, que conta, ainda, com a participação do NPa “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

blank
Navios-Patrulha “Macau” e “Bocaina”, realizaram exercício “Passex” com o navio “Jaguar”, da Guarda Costeira do Caribe Holandês
Grupo-Tarefa da Operação “Caribex” é comandado pelo Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste
Exercícios como o “Passex” contribuem com a política externa do País e incrementam a interoperabilidade entre os meios navais

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui