blank

Niterói (RJ) Em 30 de maio, o 21º Grupo de Artilharia de Campanha (21º GAC) recebeu a visita da Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria, acompanhada do Conselheiro de Embaixada e Diretor da Associação Luís de Camões, Doutor Francisco Duarte de Azevedo.

A comitiva foi recebida na Fortaleza de Santa Cruz, pelo Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Fabiano Lima de Carvalho, que deu as boas-vindas aos diplomatas na Guarnição de Niterói. Foi realizada uma visita guiada ao Parque Histórico Monte Bastione, onde a Diplomata Portuguesa visitou a Sala de Exposição Marechal Mascarenhas de Moraes/II Guerra Mundial, o Forte da Tabaíba – único bunker brasileiro -, além de aprofundar as conexões luso-brasileiras, conhecendo o Forte de São Luís, Forte da Praia de Fora e Reduto do Pico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Cônsul-Geral contemplou o painel em homenagem a Fernando Pessoa, que contém o poema “Mar Português”, o qual remete às Grandes Navegações Lusitanas, cujos versos mais conhecidos revelam: “Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”

Ao final da visita, foi realizada uma fotografia na entrada do 21º GAC, aquartelamento situado no Forte Barão do Rio Branco, fortificação que recebeu esse nome em homenagem ao Patrono da Diplomacia Brasileira.

Fonte: 21º GAC