Desde o dia 30 de janeiro, o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) está apoiando a Defesa Civil de Campo Limpo Paulista (SP), a 17 quilômetros de Jundiaí (SP), na remoção de pessoas desabrigadas pelas enchentes que atingiram o município. O apoio se dá pelo emprego de militares, viaturas e uma embarcação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As fortes chuvas tiveram início no dia 29 de janeiro e registraram 264,09 milímetros em 72 horas. Todo o território municipal foi afetado, especialmente os bairros do Distrito de Botujuru, Jardim Marchetti, Pau Arcado, Estância São Paulo, Jardim Santa Maria, Parque Internacional e São José.

O grande volume de águas causou deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos, ocasionando danos materiais em residências, estabelecimentos comerciais, equipamentos e vias públicas, além de prejudicar a circulação de pedestres e de veículos. A Prefeitura Municipal decretou situação de emergência.

Fonte: CMSE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).