Em 6 de dezembro, o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) comemora seu 81º aniversário. Criado em 3 de dezembro de 1940, com a denominação de 1º Grupo do 2º Regimento de Artilharia Antiaérea, na época sediado em Osasco (SP), teve a missão de seguir para o arquipélago de Fernando de Noronha em caráter de urgência a fim de garantir o exercício da nossa soberania, defendendo o solo pátrio das possíveis e esperadas investidas nazistas, oriundas da África.

Após cumprir sua missão de guerra, no período de 1942 a 1944, retornou a sua sede inicial em Osasco, onde permaneceu até 2004, já sob o nome de 2º GAAAe. A partir de 2005, passou a ocupar as instalações da histórica Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande (SP), onde permanece até os dias atuais.

A solenidade, ocorrida em 3 dezembro, teve como objetivo comemorar a história desta tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro e dos seus veteranos que por aqui passaram, contribuindo para manter o bom nome da unidade junto à Instituição e à cidade de Praia Grande.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram homenageados com a honraria de “Amigo do 2º GAAAe” os civis e militares que reconhecidamente contribuem com a Fortaleza de Itaipu e compartilham dos mais caros valores do Exército Brasileiro.

Desta maneira, agradecemos as autoridades civis e militares que abrilhantaram a cerimônia, aos eternos comandantes e veteranos da unidade que sempre nos prestigiam.

Fonte: 2º GAAAe

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).