Google News

O Grupo Akaer obteve uma importante certificação para as áreas de desenvolvimento e industrialização e entrou para um grupo seleto de apenas dez empresas no Brasil com o certificado de garantia de qualidade reconhecido pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

blank

O escopo da certificação AQAP 2110 obtida pela Akaer envolve todo o ciclo de vida do produto aeroespacial. O primeiro contrato realizado conforme os procedimentos e processos exigidos para obter o certificado da OTAN é o de revitalização das asas do P-3 AM Orion da FAB. Durante o processo de certificação foram avaliados e aprovados os serviços de engenharia, projeto, pesquisa e desenvolvimento em estruturas, sistemas, manufatura e industrialização para o mercado aeroespacial e de defesa.

Esse certificado é concedido pelo IFI/CSG, responsável pela certificação de sistemas de Gestão da Qualidade, em conformidade com a AQAP (Allied Quality Assurance Publications), da OTAN, e pela Verificação da Qualidade Governamental no âmbito do COMAER (Comando da Aeronáutica).

A atividade de Verificação da Qualidade é executada pelos Representantes de Garantia da Qualidade (RGQ), durante a vigência do contrato, nas organizações fornecedoras de Produto Aeronáutico (PA) adquiridos pelo COMAER. Pelo processo de Garantia Governamental da Qualidade, os Sistemas de Gestão da Qualidade das empresas fornecedoras do governo são avaliados periodicamente conforme o escopo de sua certificação, sendo que as atividades de desenvolvimento e fabricação dos produtos são submetidas ao processo de Verificação da Qualidade, durante a vigência dos contratos.

“Essa é uma certificação de extrema relevância para o Grupo Akaer, pois é o reconhecimento – aceito mundialmente – de que a empresa atende os requisitos exigidos pela OTAN para a garantia dos processos de desenvolvimento, fabricação e integração dos produtos aeroespaciais e de defesa”, disse Maria Fernanda Carneiro Novaes, diretora de Qualidade do Grupo Akaer.

Histórico da Certificação

Desde o início de suas atividades, o Grupo Akaer tem se pautado nas mais exigentes normas dos mercados onde atua. Certificada desde 2001 na ISO 9001 e desde 2011 conforme os requisitos de Sistema de Gestão da Qualidade para Organizações de Aviação, Espaço e Defesa (AS9100), a empresa vem obtendo o reconhecimento dos clientes e de organizações certificadoras de forma consistente ao longo de sua trajetória. Em fevereiro deste ano, obteve a certificação AQAP 2110, fazendo parte do seleto grupo de dez empresas no Brasil reconhecidas pela aderência do seu Sistema de Gestão da Qualidade às rigorosas diretrizes da OTAN.

Esse novo certificado atende aos requisitos estabelecidos pela AQAP 2110 “Nato Quality Assurance Requirements for Design, Development and Production” e consolida a maturidade do sistema de gestão da Akaer para atender as demandas do exigente mercado de defesa.

O processo de certificação foi iniciado em setembro de 2019, com a submissão de solicitação ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Após análise documental e realização de auditoria de 1ª fase (julho/20), a Akaer foi considerada apta a seguir com o processo de certificação, recebendo a equipe auditora do IFI em setembro de 2020, para a realização da 2ª fase do processo de verificação. Todos os processos organizacionais foram avaliados pela equipe do IFI, identificando o atendimento aos requisitos da AQAP e recomendando a certificação da empresa.

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui