A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite

No dia 7 de março, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) realizou uma cerimônia alusiva ao 215º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. Durante o evento, foi lida a Ordem do Dia do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas, e realizada a imposição das medalhas Mérito Anfíbio aos militares agraciados.

blank
Militares são agraciados com Medalha Mérito Anfíbio durante Cerimônia alusiva ao 215º aniversário do CFN no GptFNNa

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, que destacou a importância das atividades desenvolvidas pelo Corpo de Fuzileiros Navais e parabenizou os agraciados com a Medalha “Mérito Anfíbio”. A medalha é um reconhecimento àqueles que, em exercícios e operações, se destacam pela exemplar dedicação à sua profissão e interesse no aprimoramento da sua condição de combatente anfíbio.

O Corpo de Fuzileiros Navais é uma das forças mais antigas e importantes da Marinha do Brasil, com uma trajetória de mais de 200 anos de atuação na defesa da soberania nacional e na garantia da segurança marítima. Seus profissionais são altamente treinados e especializados em operações de combate em terra e em ambiente marítimo, com capacidade de atuar em missões diversas, como a proteção de instalações estratégicas, a segurança de navios e portos, a defesa de áreas ribeirinhas e o apoio a operações humanitárias.

A celebração do aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais é uma oportunidade de reconhecer a importância dessa instituição para a Marinha do Brasil e para o país como um todo. A cerimônia realizada pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal reforça a importância de manter viva a história e a tradição dos Fuzileiros Navais, ao mesmo tempo em que homenageia os militares que se destacaram em suas atividades.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).