Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Grande Jogo Naval 2024 trouxe uma atmosfera de aventura e aprendizado para os Escoteiros do Mar do Estado do Rio de Janeiro. Realizado nos dias 17 e 18 de agosto, o evento deste ano teve como tema “Vida Marinha Polar – Uma Jornada pela Antártica”, homenageando ressaltando os desbravadores do continente gelado: James Clark Ross, Roald Admunsen, Robert Falcon Scot, Ernest Henry Shackleton e Luiz Antonio Ferraz. Com mais de 120 participantes, as embarcações navegaram entre Niterói e a Praça XV, enfrentando desafios que testaram suas habilidades marítimas em diferentes bases.
Origem e evolução do Grande Jogo Naval desde 1932
Desde sua criação em 1932, o Grande Jogo Naval tem sido um dos eventos mais tradicionais e aguardados pelos Escoteiros do Mar. Este evento, que reúne jovens de diferentes grupos do estado, tem como objetivo principal promover o aprendizado e a prática de habilidades náuticas, além de fortalecer o espírito de equipe e o amor pelo mar.
Com representação dos GEMAR 4º, 7º, 10º, 71º, 104º, 110º, 116º, 123º e 126º, largaram de posições diferentes, navegando entre Niterói e a Praça XV, desembarcando as tripulações em 5 bases: Ilha de Boa Viagem, Capitania dos Portos/DPHDM, Clube Naval Charitas, Praça XV e na Praia de Jurujuba.
A cada edição, um novo tema é escolhido para inspirar as atividades e desafios, sempre com um forte vínculo com a história marítima.
Importância do evento para a formação dos escoteiros do mar
O Grande Jogo Naval é mais do que uma competição; é uma oportunidade para os escoteiros aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. Através das atividades desenvolvidas, os jovens aprimoram suas habilidades técnicas, como a navegação, a pesca e o uso de cartas náuticas, ao mesmo tempo em que vivenciam o espírito de camaradagem e cooperação. O evento também serve para estreitar laços entre os diferentes grupos de escoteiros, criando uma rede de amizade e apoio mútuo.
Cada base possuía cerca de 4 atividades para aferição de conhecimentos técnicos marinheiros como pesca, nós e voltas, carta náutica, astronomia, arremesso de boia de socorro, sinalizações náuticas, percurso de canoagem, mergulho, história marítima e outros. As guarnições foram avaliadas por patrulha e guarnição, dependendo da dinâmica da base.
O impacto do tema “Vida Marinha Polar” na edição de 2024
A escolha do tema “Vida Marinha Polar – Uma Jornada pela Antártica” trouxe uma dimensão histórica e educativa ainda mais rica à edição de 2024. Ao homenagear exploradores como James Clark Ross, Roald Amundsen, e Luiz Antonio Ferraz, o evento incentivou os participantes a refletirem sobre as adversidades enfrentadas pelos desbravadores polares e a importância da preservação dos ambientes marinhos. Esse enfoque temático também proporcionou uma maior conexão dos escoteiros com a história da exploração antártica, inspirando-os em suas jornadas no mar.
Para o encerramento do evento as embarcações fundearam na enseada da Ilha de Boa Viagem onde participaram de um coquetel organizado na praia. A premiação aconteceu no auditório do MAC (Museu de Arte Conteporânea) ocasião em que sagrou-se campeão do GJN-2024 o 110º Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Macedo Soares, do município de Maricá.
Fotos
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395