Grande Jogo Naval 2024 celebra vida marinha polar em jornada pelos mares do Rio

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Grande Jogo Naval 2024 trouxe uma atmosfera de aventura e aprendizado para os Escoteiros do Mar do Estado do Rio de Janeiro. Realizado nos dias 17 e 18 de agosto, o evento deste ano teve como tema “Vida Marinha Polar – Uma Jornada pela Antártica”, homenageando ressaltando os desbravadores do continente gelado: James Clark Ross, Roald Admunsen, Robert Falcon Scot, Ernest Henry Shackleton e Luiz Antonio Ferraz. Com mais de 120 participantes, as embarcações navegaram entre Niterói e a Praça XV, enfrentando desafios que testaram suas habilidades marítimas em diferentes bases.

Origem e evolução do Grande Jogo Naval desde 1932

Desde sua criação em 1932, o Grande Jogo Naval tem sido um dos eventos mais tradicionais e aguardados pelos Escoteiros do Mar. Este evento, que reúne jovens de diferentes grupos do estado, tem como objetivo principal promover o aprendizado e a prática de habilidades náuticas, além de fortalecer o espírito de equipe e o amor pelo mar.

Com representação dos GEMAR 4º, 7º, 10º, 71º, 104º, 110º, 116º, 123º e 126º, largaram de posições diferentes, navegando entre Niterói e a Praça XV, desembarcando as tripulações em 5 bases: Ilha de Boa Viagem, Capitania dos Portos/DPHDM, Clube Naval Charitas, Praça XV e na Praia de Jurujuba.

A cada edição, um novo tema é escolhido para inspirar as atividades e desafios, sempre com um forte vínculo com a história marítima.

Importância do evento para a formação dos escoteiros do mar

O Grande Jogo Naval é mais do que uma competição; é uma oportunidade para os escoteiros aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. Através das atividades desenvolvidas, os jovens aprimoram suas habilidades técnicas, como a navegação, a pesca e o uso de cartas náuticas, ao mesmo tempo em que vivenciam o espírito de camaradagem e cooperação. O evento também serve para estreitar laços entre os diferentes grupos de escoteiros, criando uma rede de amizade e apoio mútuo.

Cada base possuía cerca de 4 atividades para aferição de conhecimentos técnicos marinheiros como pesca, nós e voltas, carta náutica, astronomia, arremesso de boia de socorro, sinalizações náuticas, percurso de canoagem, mergulho, história marítima e outros. As guarnições foram avaliadas por patrulha e guarnição, dependendo da dinâmica da base.

O impacto do tema “Vida Marinha Polar” na edição de 2024

A escolha do tema “Vida Marinha Polar – Uma Jornada pela Antártica” trouxe uma dimensão histórica e educativa ainda mais rica à edição de 2024. Ao homenagear exploradores como James Clark Ross, Roald Amundsen, e Luiz Antonio Ferraz, o evento incentivou os participantes a refletirem sobre as adversidades enfrentadas pelos desbravadores polares e a importância da preservação dos ambientes marinhos. Esse enfoque temático também proporcionou uma maior conexão dos escoteiros com a história da exploração antártica, inspirando-os em suas jornadas no mar.

Para o encerramento do evento as embarcações fundearam na enseada da Ilha de Boa Viagem onde participaram de um coquetel organizado na praia. A premiação aconteceu no auditório do MAC (Museu de Arte Conteporânea) ocasião em que sagrou-se campeão do GJN-2024 o 110º Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Macedo Soares, do município de Maricá.

Fotos

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).