Pelotão de Controle de Distúrbios participa de simulação real de turba

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) realizou, entre os dias 19 e 26 de maio, o Adestramento do Pelotão de Controle de Distúrbios (PelCD)/2022, com atividades em Feira de Santana, em Salvador e na Base Naval de Aratu (BNA). A iniciativa tem como objetivo manter o preparo dos militares para atuar em situações que requeiram o emprego dos meios de Fuzileiros Navais na área do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN).

dwaes5dr6ft7giyolujhytgf
Meios empregados para contenção de distúrbios são
utilizados durante adestramento na BNA

Durante o período, os militares foram submetidos a treinamentos que exigiram preparo físico e psicológico, como uma marcha administrativa de 12 quilômetros, além de adestramentos específicos de controle de distúrbios como o uso gradual da força, formações de combate, comandos e procedimentos, manuseio de equipamentos e armamentos específicos para este fim.

Em Salvador, o adestramento contou com o apoio de militares da Força de Fuzileiros da Esquadra, que ministraram instruções para padronizar as atividades de controle de distúrbios, atualizar o conhecimento da doutrina, bem como as técnicas e leis sobre o tema. A aplicação dos conhecimentos adquiridos aconteceu durante uma simulação muito próxima de uma situação real, realizada no Complexo da BNA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

dwaw346eud5f7t9oiujyhtgrfeds
Militares em formação de combate durante
adestramento de controle de distúrbios
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).