Exercício “Subex-Opanf”

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) realizou, no período de 21 a 26 de novembro, o exercício “Subex-Opanf” – treinamento conduzido no município de Messias Targino (RN), a 306 quilômetros da capital. As atividades envolveram 96 militares e tiveram o objetivo de contribuir para o preparo e elevar o grau de prontidão do GptFNNa.

Durante o exercício, dividido em duas fases (Oficinas e Tema Tático), os militares receberam instruções sobre patrulha, escola de embarcação, natação utilitária, travessia de cursos d’água, confecção de armadilhas com material da região, sobrevivência e instruções acerca da fauna e flora encontrados na região de caatinga.

img20211124170608 edit
Fuzileiros Navais realizam instrução de patrulha em Messias Targino

Na ocasião, foram realizadas Ações Cívico-Sociais, em conjunto com o Hospital Naval de Natal, com assistência médica nas especialidades de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Urologia e Odontologia. As ações beneficiaram 280 cidadãos da cidade, inclusive municípios das regiões mais próximas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).