Boeing 737 MAX
Imagem: VoeGol
É com entusiasmo e satisfação que a GOL Linhas Aéreas anuncia o retorno do Boeing 737 MAX em suas rotas comerciais a partir desta quarta-feira (9/12). A maior Companhia aérea do Brasil terá as aeronaves liberadas neste dia para entrar em sua malha, com voos a serem definidos de acordo com a necessidade da operação e com toda a Segurança, que é e sempre será o nosso valor número 1.

Os aviões já cumpriram o ciclo de voos técnicos deliberados pela Companhia, que excederam os exigidos pelas autoridades aeronáuticas e reforçaram os cuidados com a despreservação, em dedicado e meticuloso trabalho feito pela GOL Aerotech, unidade de negócios especializada em manutenção, reparos, revisões de aeronaves e componentes, localizada em Belo Horizonte, onde foram realizados os voos e as tarefas regulares de manutenções das aeronaves, durante os 20 meses em solo.

A atuação dos profissionais da GOL em todas as etapas de validação das modificações implementadas pela Boeing atesta sua qualidade e cultura de excelência em Segurança. Ainda em conjunto com a fabricante, a Companhia realizou o treinamento de 140 tripulantes nos Estados Unidos, que cumpriram todos os requisitos técnicos e operacionais, de acordo com o Plano de Treinamento aprovado pela ANAC.

“Estamos empolgados com o retorno do Boeing 737 MAX à nossa malha. O MAX está entre as aeronaves mais eficientes já produzidas na história da aviação e a única a passar por um processo de recertificação completo, garantindo os mais altos níveis de confiabilidade e segurança. Agradecemos às autoridades que participaram das etapas de validação, em especial a ANAC que, com alto grau de competência e eficiência técnica, teve papel protagonista junto aos outros órgãos internacionais. Reiteramos nossa confiança na Boeing, parceira exclusiva desde o início da Companhia, em 2001, com quem sempre tivemos um relacionamento de transparência”, afirma Paulo Kakinoff, diretor presidente da GOL.

“Durante os últimos 20 meses, observamos a mais intensa revisão de Segurança na história da aviação comercial. A Segurança está acima de tudo e uniu órgãos reguladores e empresas aéreas do mundo todo para acompanhar e contribuir com as modificações dos sistemas da aeronave, no plano de treinamento e, por consequência, na nova certificação do Boeing 737 MAX. Estamos plenamente seguros com a retomada das operações”, afirma Celso Ferrer, diretor vice-presidente de Operações da GOL.

“A Boeing e a GOL trabalham lado a lado há quase vinte anos e não foi diferente durante o período em que o MAX passou pelo processo de certificação que levou à retomada segura da operação. É um prazer ter a GOL como parceira e atingir juntos este marco importante. Esperamos com entusiasmo o que ainda está por vir em nossa parceria”, disse Landon Loomis, diretor-geral da Boeing no Brasil.

Ganho ambiental e de eficiência

O 737 MAX é fundamental para os planos de expansão da GOL e possui as mais modernas tecnologias em seus motores, asas e superfícies de comando, o que aumenta a produtividade em 24%, reduz o consumo de combustível em aproximadamente 15%, com um alcance de cerca de 1.000 quilômetros a mais (chegando a 6,5 mil) quando comparado com as aeronaves atuais 737NG. Estes índices contribuem para a permanente preocupação ambiental da Companhia, que integra iniciativas globais para redução das emissões de carbono.

Desde o início das operações com o Boeing 737 MAX 8, em junho de 2018, a GOL realizou 2.933 voos, totalizando mais de 12.700 horas, sempre com total Segurança e eficiência.

Até o fim deste mês de dezembro, a expectativa é que todas as 7 (sete) aeronaves Boeing 737 MAX que estão na atual frota da GOL estejam totalmente na atividade regular. As rotas serão definidas de acordo com as necessidades da operação, e os Clientes encontram informações sobre a aeronave e voos no site oficial da Companhia: https://www.voegol.com.br/
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).