General Carlos Machado visita CCOPAB no Rio de Janeiro

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um cenário que simula zonas de conflito e campos de ajuda humanitária, o General de Exército Carlos Machado, acompanhado de comitiva do DECEx, percorreu as instalações do CCOPAB no Rio de Janeiro. A visita destacou o papel do centro como polo de excelência na preparação de tropas, civis e policiais para Missões de Paz e ações de desminagem sob a bandeira das Nações Unidas.

Destaques da visita: estrutura, cursos e capacitações do CCOPAB

Recepcionado pela Guarda do CCOPAB no dia 25 de março, o General Carlos Machado, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), foi acompanhado pelo General de Divisão Siqueira, Diretor de Educação Técnica Militar (DETMil), e pelo Subtenente Alan, Adjunto de Comando do DECEx, além de outros integrantes da comitiva.

Após a cerimônia de apresentação dos oficiais e o discurso de boas-vindas ao efetivo, o Comandante do CCOPAB conduziu uma palestra institucional, na qual apresentou o conjunto de ações desenvolvidas pelo centro, como a capacitação individual de militares, policiais e civis para Missões de Paz, os treinamentos de tropas para o Sistema de Prontidão da ONU (UNPCRS) e o apoio à preparação dos contingentes da Operação ACOLHIDA, missão humanitária em Roraima.

A visita incluiu a fase presencial do Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC), que aborda a interação entre forças armadas e agências civis em contextos de crise, e a nova instalação fixa do Team Site SUREEN — um acampamento que simula com realismo as estruturas utilizadas em Operações de Paz.

Os visitantes também assistiram a demonstrações práticas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT) e tiveram contato com os materiais de Desminagem Humanitária usados no Estágio de Ação Contra Minas (EACM), evidenciando o alto nível técnico das capacitações oferecidas pelo CCOPAB.

Integração entre o DECEx e o CCOPAB: educação voltada para a paz

A visita reforça o alinhamento estratégico entre o DECEx e o CCOPAB, sinalizando a valorização da educação voltada à atuação internacional do Exército Brasileiro. Como braço formador da Força Terrestre, o Departamento de Educação e Cultura do Exército tem papel fundamental na disseminação do conhecimento técnico e doutrinário que capacita o efetivo brasileiro para os desafios contemporâneos de segurança internacional.

A presença do General Carlos Machado foi também um gesto institucional de reconhecimento à missão do CCOPAB, cuja atuação vai além da preparação militar, promovendo capacitação voltada para a paz, para os direitos humanos e para a cooperação civil-militar.

Esse vínculo entre educação técnica e compromisso humanitário consolida o CCOPAB como uma escola de excelência em ambientes complexos, onde se ensina a construir estabilidade em contextos marcados por fragilidade e conflito.

O CCOPAB como referência internacional na formação para operações de paz

Reconhecido internacionalmente, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) ocupa posição de destaque no Sistema de Prontidão das Nações Unidas (UNPCRS), sendo responsável por preparar tropas e indivíduos para atuar sob mandatos da ONU com alto nível de profissionalismo.

A visita do DECEx fortalece ainda mais essa posição, ao integrar os esforços educacionais do Exército à projeção internacional da força terrestre brasileira. O CCOPAB também apoia diretamente a Operação ACOLHIDA, missão interagências que oferece apoio a refugiados venezuelanos no Brasil, demonstrando sua capacidade de atuação em cenários reais de resposta humanitária.

Com estrutura moderna, corpo docente experiente e metodologias baseadas nos padrões da ONU, o CCOPAB se consolida como referência hemisférica na formação para Operações de Paz, sendo um elo entre formação militar, diplomacia de defesa e compromisso com os princípios humanitários internacionais.

Ao final da visita, o General Carlos Machado assinou o Livro de Honra do CCOPAB, deixando registrada a importância do centro no contexto da educação militar e da atuação global do Exército Brasileiro.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui