No período em que se celebram os 150 anos da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Católica, a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras (FSJ) recebeu em 8 de janeiro, pela primeira vez, a imagem peregrina de São Sebastião, Padroeiro da Arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

DSCN1455.R 0

Conduzida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, a imagem foi posicionada no pátio interno da FSJ, onde o Cardeal realizou uma celebração e pediu bençãos ao Padroeiro diante dos presentes. “Este é um ano diferente mas, da mesma forma, significativo. Que possamos não apenas voltar à vida normal de antes, mas voltar melhores, fazendo o bem, partilhando e nos preocupando uns com os outros. Que esse voltar à normalidade não signifique a volta do egoísmo, da maldade, da exploração e da intolerância que tínhamos antes”, afirmou Dom Orani.

YouTube video

O Cardeal foi recepcionado pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro, que destacou a importância da ocasião. “Estamos na iminência das comemorações do Dia de São Sebastião e nos sentimos muito agradecidos por termos esse evento ocorrendo na Fortaleza, como parte de um roteiro que certamente acabou sendo impactado pela pandemia. Mas estamos na luta, fazendo a nossa parte para contermos, na medida do possível, sua expansão, torcendo por dias melhores”, pontuou o Comandante-Geral.

DSCN1458

Participaram ainda da celebração o Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira, representantes das capelanias militares do Exército Brasileiro (EB), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), além de militares que servem na própria FSJ.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).