A solenidade de encerramento do CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), que reuniu tropas do Brasil e dos EUA por dez dias em território brasileiro, ocorreu no dia 16 de dezembro, no pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A formatura com militares dos dois países encerrou o adestramento combinado que ocorreu em cidades do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro. As manobras conjuntas, a partir de 6 de dezembro, simularam ambientes de combate em áreas rurais e urbanas e utilizaram blindados e helicópteros. O exercício ainda treinou as tropas com a realização de tiro real.

Na cerimônia de encerramento, os militares brasileiros entregaram uma lembrança aos norte-americanos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as duas tropas. Antes, os hinos do Brasil e dos EUA foram tocados pela banda do 5º Batalhão de Infantaria Leve (BIL).

A cerimônia foi presidida pelo General de Divisão Edson Diehl Ripoli, Comandante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE). Ele estava acompanhado do General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, Comandante da AMAN; do General de Brigada Rodrigo Ferraz, Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel); e dos Coronéis Scott Himes e Lee Overby do Exército Norte-Americano.

“Nossa tropa trabalhou muito bem, integrando-se perfeitamente com os americanos. Temos algumas diferenças, que são pequenas, mas que não impossibilitaram o trabalho conjunto. Essa integração mostrou que nós podemos trabalhar juntos em qualquer parte do mundo, defendendo nossos valores ocidentais e a democracia”, disse o General Diehl diante da tropa.

O Coronel Himes, Subcomandante de Operações do Exército Sul dos EUA, agradeceu a hospitalidade e agradeceu à tropa brasileira por ter compartilhado conhecimento com os militares americanos.

“Obrigado por compartilhar o que sabem e pelo profissionalismo. Após essas duas semanas em que tivemos a oportunidade de promover um trabalho integrado entre as duas Forças, eu agradeço em nome do Comando Sul. Aprendemos lições importantes aqui e vamos levá-las de volta para casa”, afirmou o Coronel Himes. Ele encerrou o discurso falando em português o lema do Exército Brasileiro: “Braço Forte, Mão Amiga”.

Fonte: CMSE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).