Forças Armadas somam cerca de 20 horas por dia em voos de apoio ao Amazonas

blank

Em 13 dias, os militares das Forças Armadas cruzaram os céus do Brasil, em média 20 horas por dia, para atender às necessidades do Estado do Amazonas, no contexto da Operação Covid-19. Desde 07 de janeiro, foram 45 viagens que somam 267 horas para levar apoio logístico ao estado da Região Norte e transferir 121 pacientes a hospitais de outras unidades da Federação.

20210120_Pacientes.jfif

Do total de 45 voos, em 32 houve o transporte de 2.686 cilindros de oxigênio, que contemplou, além da capital Manaus, municípios como Parintins, Tefé e Coari. Para chegar a algumas localidades a entrega de 1.150 cilindros ainda seguiu por balsas. Nos voos também foram transportadas 12 usinas de produção de oxigênio e mais 69 tanques de oxigênio líquido, além de aproximadamente meia tonelada de medicamentos.

ErvCxlMXYAYY47d.jpg

Em outra frente, o apoio na remoção dos pacientes para outros estados, garantiu a continuidade do tratamento com segurança. As transferências contaram com acompanhamento de profissionais de saúde. Para melhor acolher os doentes que procuram atendimento em Manaus, militares do Exército e da Aeronáutica montaram dois hospitais de campanha com total de 70 leitos disponibilizados.

Já a Marinha doou 40 respiradores do tipo “Inspire” para os pacientes amazonenses. O equipamento foi desenvolvido em parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP).

20210120_Repiradores marinha.jpg

O apoio das Forças Armadas continua com novas iniciativas. Nesta quarta-feira (20), o Navio-Patrulha Oceânico Apa parte de Santos, em São Paulo, para Belém com um cilindro de oxigênio de 54 toneladas, o equivalente a 90 mil m³ de oxigênio líquido. Após a chegada no Pará, o cilindro seguirá para Manaus por via fluvial em uma balsa.

20210120_Navio Patrulha.jpeg

Por Isabela Nóbrega, editado por Margareth Lourenço
Fotos: Divulgação

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui