Força Aérea Brasileira lança processo seletivo para músicos com 38 vagas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu um novo processo seletivo com 38 vagas para músicos de nível médio, com o objetivo de compor a Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB). As vagas são para diversas subespecialidades, como oboé, fagote, harpa e violino, e os candidatos aprovados serão lotados em Brasília (DF). As inscrições estarão abertas de 11 a 27 de setembro de 2024.

Detalhes do Processo Seletivo

O processo seletivo está aberto para músicos de todo o Brasil, com oportunidades em subespecialidades como Oboé, Fagote, Caixa Clara-Bateria-Bombo-Pratos, Tímpanos, Harpa, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo Acústico e Tenor (voz). As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, através do endereço eletrônico indicado no Aviso de Convocação disponível no site oficial da FAB.

Após o período de inscrição, que vai de 11 a 27 de setembro de 2024, os candidatos passarão por etapas presenciais nas unidades do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal (SEREP), escolhidas pelos próprios voluntários. Essas fases incluem avaliações práticas e teóricas conduzidas por uma banca especializada, composta por músicos e professores experientes, que avaliarão o nível técnico e a aptidão dos candidatos para integrarem a Orquestra Sinfônica da FAB.

Importância da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB)

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), criada há três anos, é a principal organização musical da FAB e tem como missão difundir a imagem institucional da Aeronáutica por meio da música. Ao longo desse período, a OSFAB ganhou reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior, promovendo apresentações que destacam o valor do trabalho em equipe e reforçam os valores cívicos da Força.

Além de ser pioneira entre as Forças Armadas do Brasil, a OSFAB também contribui para o enriquecimento cultural do país. As apresentações da orquestra são um meio de aproximar o público civil da FAB, despertando o interesse de jovens talentos para ingressar na Aeronáutica. A música, como uma linguagem universal, tem se mostrado uma poderosa ferramenta de comunicação, unindo públicos diversos e fortalecendo os laços da FAB com a comunidade.

Expectativas e Oportunidades para os Selecionados

Os músicos selecionados para integrar a OSFAB terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades em um ambiente altamente profissional e dinâmico. Além de enriquecer suas carreiras, os novos integrantes da orquestra participarão de uma série de apresentações nacionais e internacionais, representando a FAB em eventos cívicos e culturais.

Ao ingressar na Orquestra Sinfônica da FAB, os músicos poderão desfrutar de experiências únicas, combinando arte e disciplina militar. Além disso, terão acesso a oportunidades de aperfeiçoamento contínuo, interagindo com colegas de grande competência e participando de atividades que contribuem para o crescimento pessoal e profissional.

Com uma programação variada, que inclui concertos e eventos de alto nível, a OSFAB oferece um campo fértil para que os novos músicos expandam suas capacidades e contribuam para o fortalecimento cultural da Força Aérea e do Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).