Google News

Entre os dias 17 e 21 de novembro foram realizadas as provas finais da V edição da Copa Brasil de Fan 32 e a Copa CBC Khan, no Clube de Caça e Tiro de São Paulo, em Santana de Parnaíba (SP).

Promovida pela Confederação Brasileira de Caça e Tiro (CBCT), com o apoio da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), a competição contou com mais de 200 atiradores esportivos e premiou grandes nomes da modalidade FAN 32, popularmente conhecida como Tiro à Hélice, que vem crescendo exponencialmente no país.

O Brasil sagrou-se campeão do Mundo nas últimas duas edições nesta modalidade, sendo que em 2021 o atleta Rubens Molena, mais conhecido como “Dodo Molena”, patrocinado pelas empresas CBC e TAURUS, foi quem conquistou o título mundial.

Além de campeão individual, o Brasil também foi campeão por equipes com os outros dois atletas patrocinados pela CBC e TAURUS, são eles Lamberto Ramenzoni – que também foi campeão Mundial em 2020 – e Rafael Muchinski.

blank
Equipe brasileira campeã Mundial

Durante o evento da V edição da Copa Brasil de Fan 32 e da Copa CBC Khan, estiveram expostos os troféus que os atletas conquistaram em Madrid, na Espanha, e trouxeram para o Brasil. A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), patrocinadora oficial da CBCT, disponibilizou diversos prêmios para sorteio entre os participantes, entre eles uma espingarda CBC Khan calibre 12, modelo Double Trap. Também foi realizada uma exposição de todos os modelos das espingardas CBC Khan, importadas pela CBC para atender o mercado nacional, e os atiradores puderem conferir de perto as características e diferenciais dos produtos.

“Este foi o primeiro torneio da Copa CBC Khan e estamos orgulhosos com o sucesso do evento, no qual foi possível aproximar ainda mais os atiradores esportivos da empresa. Em 95 anos de história, a CBC tem demonstrado constantemente a valorização no esporte do tiro e o apoio aos atletas nacionais. Nestes cinco anos da Copa Brasil de Fan 32, a Confederação Brasileira de Caça e Tiro conta com a confiança e parceria da CBC como patrocinadora, contribuindo para o ingresso e a formação de novos atiradores e talentos, assim como com a produção e comercialização de produtos de qualidade para o segmento”, afirma o Diretor Comercial & Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes.

blank

blank
Equipe de Vendas & Marketing da CBC e atletas patrocinados CBC/TAURUS

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Caça e Tiro, Otto Carlos Pohl, a Fan 32 é a modalidade de tiro esportivo que mais cresce no Brasil, o que deve ser potencializado para a temporada 2022.

Em 2017, na 1ª temporada da Copa Brasil de Fan 32 eram cinco clubes filiados e em média as provas contaram com a participação de 87 atletas. Já nesta edição de 2021, os números apontam 23 clubes filiados à CBCT e a participação média de 240 atiradores por etapa.

O sucesso da modalidade em território nacional em termos quantitativos reflete também em termos qualitativos, colocando o Brasil em destaque no cenário internacional. Em cinco anos de desenvolvimento do Tiro à Hélice, o país já é bicampeão Mundial por equipes e individual, rivalizando com países potências no esporte, como Argentina, Espanha, Portugal e Itália.

O desempenho e expressão na modalidade qualificou o Brasil para a realização em 2022 de dois Gran Prix Internacionais, pontuáveis para a Copa do Mundo, além de sediar a Copa América e a final do Campeonato Mundial de Fan 32, eventos promovidos pela FEDECAT – Consejo Mundial de Federaciones Desportivas de Caza y Tiro, entidade máxima do esporte.

Com o apoio já confirmado da CBC e com um novo regulamento, que torna a modalidade ainda mais atrativa, inclusiva e competitiva, 2022, ano da VI temporada, deve ser de ainda mais promissora, com a expectativa de crescimento próximo a 30% no número de clubes e de atletas confederados participando das provas do calendário, devido a gradual diminuição das restrições impostas pela COVID-19.

Confira, abaixo, mais informações sobre os resultados dos atletas na Copa CBC Khan:

GERAL
– Campeão: Marco Fabio Ulisses Rocha Moura de Castro
– Vice-campeão: Carlos Horn
– 3º lugar: Manuel Carlos Saleme

blank

CATEGORIA SUPERVETERANO
– Campeão: Marcos José Olsen
– Vice-Campeão: Lamberto José Ramenzoni
– 3º lugar: Hugo Molena

blank

CATEGORIA VETERANO
– Campeão: Boris Gnaspini Iori
– Vice-campeão: David Coury Neto
– 3º lugar: Hamilton Pinheiro Franck

blank

CATEGORIA DAMA
– Campeã: Ludmila Defaci
– Vice-campeã: Lisbet Marcante Basso
– 3º lugar: Magali Vichinoski Neumann

blank

CATEGORIA JUNIOR
– Campeão: Luca Ramenzoni Filizola
– Vice-campeão: Victor Wang Yeh
– 3º lugar: Gabriel Brito Zocolotte

blank

CATEGORIA MIRIM
– Campeão: Lorenzo Basso
– Vice-campeão: Lorenzo Ely Mozena
– 3º lugar: Miguel Sambini Cancian e Vicenzo Horn

blank