Agência Brasil

Após uma onda de calor intensa, o próximo fim de semana promete uma virada no clima nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuvas fortes, com volumes que podem ultrapassar 100 milímetros em 24 horas em algumas áreas no domingo (19).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Áreas Afetadas e Intensidade dos Temporais

As condições climáticas, com calor forte, aumento do teor de umidade e ventos intensos, vão potencializar temporais localizados. São esperadas rajadas de vento e queda de granizo em estados como São Paulo, Minas Gerais (Triângulo Mineiro, oeste e sul do estado), Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Sábado: Aproximação de Frente Fria

No sábado (18), a aproximação de uma frente fria pelo litoral do Sudeste aumentará a probabilidade de temporais com rajadas de vento que podem variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Domingo: Expansão dos Temporais

No domingo, a previsão indica que os temporais se espalharão pela área central do país devido ao aumento da umidade e condições atmosféricas quentes, úmidas e instáveis.

Grandes Volumes de Chuva Esperados

Entre domingo e a próxima segunda-feira (20), são esperados grandes volumes de chuva, especialmente em São Paulo (centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana), no litoral e na região do Vale do Paraíba, no sul de Minas Gerais, na Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.

Alerta para Condições Adversas do Tempo

A previsão do Inmet alerta para condições meteorológicas adversas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, recomendando atenção às mudanças climáticas abruptas e aos possíveis impactos causados pelos temporais e ventos fortes.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).