FEMAR e EGN encerram ESMAR 2024 com ênfase em cultura oceânica e defesa nacional

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 29 de agosto, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) e a Escola de Guerra Naval (EGN) encerraram com sucesso o Curso de Estratégia Marítima (ESMAR) 2024, reforçando a importância da cultura oceânica e da mentalidade marítima no contexto da defesa nacional. Com a participação de 47 estagiários de várias regiões do Brasil, o curso, em sua 15ª edição, foi realizado na modalidade on-line.

Destaques do Curso e Participação dos Estagiários

A 15ª edição do Curso de Estratégia Marítima (ESMAR) se destacou não apenas pelo seu formato on-line, mas também pela qualidade e diversidade dos participantes, que vieram de diferentes estados brasileiros. O encerramento do curso contou com a apresentação final do Grupo Delta, que se sobressaiu com um trabalho focado na análise das dinâmicas políticas e estratégicas da América do Sul, abordando especificamente Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Envolvimento e Reflexões das Lideranças

Durante a cerimônia de encerramento, o Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, Diretor da Escola de Guerra Naval, destacou a relevância do mar para a identidade e segurança do Brasil. Ele enfatizou que o curso proporcionou aos participantes uma visão abrangente do potencial marítimo do país e sua importância histórica. Na sequência, o Almirante-de-Esquadra Marcelo Francisco Campos, Presidente da FEMAR, sublinhou a visão estratégica que orienta a parceria com a EGN e a importância de promover a cultura oceânica como parte integrante da Estratégia Nacional de Defesa.

Objetivos e Impactos do ESMAR 2024

O Curso de Estratégia Marítima 2024 teve como principal objetivo fornecer uma base sólida de conhecimentos sobre a Estratégia Marítima Nacional, com ênfase nos aspectos da conjuntura internacional e nacional, poder marítimo, e os pilares da Estratégia Nacional de Defesa. Direcionado principalmente para profissionais e estudantes das áreas de Direito, Relações Internacionais, Comércio Exterior e afins, o curso visou capacitar seus participantes a compreender e aplicar conceitos estratégicos no contexto marítimo brasileiro, preparando-os para contribuir ativamente no desenvolvimento e na defesa dos interesses nacionais.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui