Falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Ivan Moacyr da Frota

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Ivan Moacyr da Frota, aos 92 anos, ocorrido neste domingo (11/09), no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB).

Natural de Fortaleza (CE), o Tenente-Brigadeiro Ivan Frota nasceu em 16 de agosto de 1930. O militar ingressou na FAB em 17 de dezembro de 1953. A data da sua última promoção, quando chegou ao posto de Tenente-Brigadeiro, foi em 31 de julho de 1990.

O militar ocupou importantes cargos e funções dentro da FAB, dentre os quais: Comandante do Comando-Geral do Ar (COMGAR); Diretor do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (DEPED); Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (CISCEA); Vice-Chefe do Estado-Maior Forças Armadas (EMFA); Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; Comandante da Quinta Força Aérea; Comandante da Base Aérea de Anápolis; Chefe da Seção de Controle e da Divisão Fiscal e Coordenadora da Comissão Aeronáutica do Brasil em Washington, dentre outros.

O velório será realizado nesta terça-feira (13/09), das 10h às 12h30, no Hangar do Grupo de Transporte Especial (GTE), na Base Aérea de Brasília (BABR).

A FAB manifesta condolências e profundos sentimentos de solidariedade e apoio aos familiares.

Foto: Divulgação

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile