A Primeira Aproximação de Performance de Navegação Requerida (RNP, do inglês, Required Navigation Performance) para pista homologada somente para operações sob Regras de Voo Visual (VFR) na Amazônia Legal, aconteceu na última quinta-feira (19/05). O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) coordenou o procedimento inédito na pista do aeroporto de Parintins (SWPI), cidade distante 369 quilômetros de Manaus (AM).
A operação só foi possível com os esforços do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA) na viabilização de novas tecnologias por meio dos conceitos de Navegação Aérea Baseada em Performance (PBN) e da pioneira normatização da Elaboração de Procedimentos de Aproximação RNP, para atender pistas homologadas apenas para operações sob VFR.
O Comandante do CINDACTA IV, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges, e o Chefe da Divisão Operacional do CINDACTA IV, Tenente-Coronel Aviador Alessandro Silva, acompanharam o procedimento do Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ). Em Parintins, a ação foi coordenada pelo Chefe da Subdivisão de Operações Militares do CINDACTA IV, o Tenente-Coronel Controlador de Tráfego Aéreo Edivaldo Cardoso dos Santos.
– “Azul 4468, confirme se tem intenções de executar o procedimento para a pista 06 de Parintins”
– “Afirmo. Azul 4468”.
– “A Força Aérea Brasileira sente-se honrada em informar que a sua aeronave será a primeira a executar esse tipo de procedimento para pista homologada apenas para operação visual na Região Amazônica.”
– “Ciente. Azul 4468”.
– “Azul 4468, reporte iniciando o procedimento RNP para a pista 06 de Parintins.”
Foi um marco, tanto para o aeroporto de Parintins quanto para o controle do espaço aéreo na Amazônia. “Esse procedimento utiliza a capacidade embarcada nas aeronaves para prover, a partir de sinais satelitais, nesse caso específico, sua posição tridimensional com a máxima precisão”, explicou o Tenente-Coronel Cardoso.
Fonte e fotos: CINDACTA IV