Nos dias 28 e 29 de setembro, os tripulantes do Esquadrão Zeus (1º GTT) realizaram treinamentos de pouso curto empregando o vetor multimissão KC-390 Millennium. A atividade ocorreu em Anápolis (GO), na Base Aérea de Anápolis(BAAN), e no Rio de Janeiro (RJ), no aeródromo de Santos Dumont (SBRJ).

A concepção da atividade foi iniciada após minucioso planejamento, análises de cenários, bem como a efetuação de instruções teóricas sobre a performance da aeronave, as técnicas adequadas de pilotagem e os aspectos voltados ao incremento da segurança de voo, tendo como finalidade a capacitação dos pilotos para a operação em pistas caracterizadas por comprimentos reduzidos.

i2110416473906388No dia 28 de setembro, os treinamentos práticos, realizados em Anápolis, consistiram na efetivação do método rejected landing, ou seja, abortar o pouso logo após o toque na pista, realizando decolagem imediata, bem como no fechamento do ciclo completo de aterragem com a parada total da aeronave na menor distância admissível. Para tanto, as corridas pós-pouso foram aferidas por meio de marcações de 1.000 metros, 1.200 metros e 1.500 metros disponíveis na lateral direita da pista, de um total de 3.300 metros de comprimento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os resultados satisfatórios obtidos em sede permitiram realizar, no dia 29, os voos de treinamento de pousos curtos no Aeroporto Santos Dumont, que possui 1.323 metros de comprimento. A atividade foi considerada um sucesso na campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo uma nova capacidade para o Esquadrão.

i2110416474408351Para o Comandante da missão, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, o resultado do treinamento foi fruto de empenho, dedicação e profissionalismo. “O sucesso apresentou-se desde o planejamento, passando pelas coordenações, até o coroamento da execução”, disse.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, acompanhou os voos e complementou: “Todas as etapas que fazem parte da implantação desta nova aeronave multimissão estão sendo cumpridas com sucesso. Em Anápolis, podemos testemunhar o quanto o projeto está amadurecendo e aprimorando suas qualidades operacionais, tornando-se imprescindível nas diversas missões da FAB”, concluiu.

Fotos: Canal Aviation TV

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).