blank

Google News

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (01/04), na Base Aérea de Brasília (DF), a cerimônia militar de promoção de Graduados do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica (QESA). Essa é a primeira solenidade de ascensão desses militares após assinatura do documento que altera o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica, previsto no Decreto nº 3.690, de 2000, ocorrida em dezembro de 2021.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; dos Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; e do Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva.

Em suas palavras, o Presidente Jair Bolsonaro, destacou a importância dos militares para o Brasil. “Vocês são muito importantes para nós. Prestam os mais valorosos serviços à FAB e quem ganha com isso somos todos nós brasileiros”, disse.

blankO Comandante da Aeronáutica, em seu discurso, parabenizou os graduados. “Que esta promoção seja fonte de inspiração para superarmos limites e vencermos desafios, alcançando novas conquistas para a nossa Força Aérea Brasileira e para o nosso querido Brasil. Parabéns aos promovidos!”, salientou.

Durante o evento o Presidente da República, acompanhado pelo Ministro de Estado da Defesa e pelo Comandante da Aeronáutica, procedeu a entrega das divisas às novas graduações ao Segundo-Sargento Reinaldo Aparecido Caixeta e ao Terceiro-Sargento Marcos Rodrigues da Silva, militares promovidos mais antigos de cada graduação. “É muito gratificante receber essa promoção depois de 32 anos de serviço”, destacou o Sargento Reinaldo. “Após 24 anos de trabalho essa promoção significa um orgulho para toda minha família”, completou o Sargento Marcos.

blankO Terceiro-Sargento Macladio Gomes, da Especialidade de Serviços em Obras também foi um dos homenageados. O militar, com mais de 20 anos de serviços prestados à FAB comentou sobre a promoção. “É um momento histórico na Força Aérea, pois com essa reestruturação da carreira contemplou a nossa promoção no dia de hoje”, comentou.

Decreto
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou em dezembro de 2021, o documento que altera o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica, previsto no Decreto nº 3.690, de 2000. Com a assinatura do documento, o Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica (QESA) passa a contar, além de Terceiros-Sargentos, com Segundos-Sargentos. Além disso, foi modificado o prazo de ingresso dos Cabos no Quadro Especial de Sargentos. A medida visa melhorar a administração de pessoal do Comando da Aeronáutica, de forma a adequar as subespecialidades às habituais mudanças tecnológicas verificadas na contemporaneidade. O novo ordenamento se aproxima do tratamento em vigor no âmbito da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

blankO ato não acarretará impacto orçamentário-financeiro para o corrente ano. Para os anos seguintes, a questão será compensada pela redução dos efetivos das graduações de Cabo e de Soldado, tudo em observância à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fotos: Suboficial Nery e Sargento Figueira/CECOMSAER