Entre os dias 6 e 8 de dezembro, a 7ª Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa – é realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). No evento, as maiores empresas da indústria de defesa nacional apresentam o que há de mais inovador quando o assunto é defesa e segurança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura do evento foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que frisou a relevância do tema para o cenário nacional e global. “Cientes que Defesa é um dever de todos, o Ministério empreende todo o esforço para estimular essa temática nos âmbitos governamental, acadêmico e empresarial”, pontuou.

i2212716060305327Na abertura, também participaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cesar Alvim; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; Oficiais-Generais das Forças Armadas brasileiras e estrangeiras, dentre outras autoridades.

Após visita aos estandes da feira, o Comandante da Aeronáutica comentou sobre a evolução da indústria nacional de defesa e a relação com a Força Aérea Brasileira (FAB). i2212716060701468“A FAB desde sempre na sua história, mormente após os anos de 1980, teve em seus programas e em seus equipamentos a exigência de que fossem incluídas as empresas nacionais através de programas nacionais e de Offset. E, 40 anos depois, podemos presenciar na sétima edição da BID uma grande quantidade de empresas relacionadas ao setor de defesa, muitas delas imprescindíveis para o cumprimento da missão da FAB. Isso nos dá um sentimento de missão cumprida”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

i2212716162006289O Chefe do Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coronel Aviador Manuel Antonio de La Sagra Fagundes Pérez, destacou sobre a participação da Força Aérea Brasileira na Mostra. “É muito importante para a FAB estar nesse evento pois é uma oportunidade para conhecer o que está sendo desenvolvido na indústria nacional, as várias tecnologias e produtos e, assim, buscar a sua aplicação nos vários projetos que desenvolvemos também na Força Aérea”, disse.

No estande da Força Aérea Brasileira, os visitantes podem conhecer alguns dos Projetos Estratégicos da FAB e visitar também a réplica do novo vetor de caça, o F-39 Gripen.

i2212716060209145Sobre o evento
A Mostra BID Brasil é um dos mais importantes eventos do segmento de defesa e segurança do país. Realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), com apoio da Apex-Brasil, o evento reúne os maiores players do mercado e promove uma agenda de negócios, networking e é marcado por constantes inovações tecnológicas. Em sua última edição, reuniu mais de 3.000 pessoas e contou com 80 expositores e 38 apoiadores institucionais, entre eles o Governo Federal e as Forças Armadas. Neste ano, a mostra conta com a ampliação da estrutura, com uma estimativa de crescimento de 70% com a abertura de mais uma ala dedicada aos expositores.

Fotos: Sargento P.Silva / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).