Militares da Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul (MS), realizaram atendimentos na Ação Cidadania, projeto de parceria entre a Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). A iniciativa aconteceu no último sábado (14/05) e desta vez, o bairro das Moreninhas, um dos mais populosos da “Cidade Morena”, foi o escolhido para a ação.

A participação da Aeronáutica no evento foi coordenada pela Base Aérea de Campo Grande (BACG), visando prover um atendimento de qualidade à população. Na ocasião, militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram atendimentos odontológicos e prestaram apoio com a divulgação das formas de ingresso na Força e explanações sobre a aviação, com vídeos e retirada de dúvidas em geral.i225169544703284

Após quatro anos, o projeto Ação Cidadania retornou para Campo Grande. “A retomada do evento depois desse tempo nos deixa muito feliz, pois é possível dar continuidade aos serviços de apoio à comunidade”, relatou a analista técnica do SESI, Letícia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os pacientes atendidos gostaram dessa oportunidade, uma vez que tal serviço não é encontrado em postos de saúde da região. “O apoio odontológico foi muito bom, todos foram bastante profissionais”, disse a paciente Antônia Gonçalves de 73 anos.

i225169545307821

A Tenente Dentista Andressa Palaver ressaltou a importância do momento. “Esses tipos de eventos permitem o exercício operacional do efetivo, mais habituado à rotina dos Grupos de Saúde de Base Aérea, assim como oferecem a gratificante recompensa de prestar assistência às populações menos favorecidas, reforçando o nosso compromisso social”, ressaltou

O Tenente Aviador Jorge Luiz Viana da Cruz Júnior e a Tenente Aviadora Laura Cabral Cruz Lopes da Silveira participaram da Ação Cidadania. “Essa experiência causa um impacto grande em nossa realidade, pois vemos de perto a carência de saúde e informação nesses locais. O pouco que fizemos, já fornece um norte para aqueles que precisam e todos demonstram bastante gratidão”, lembrou os militares.

i225169545508524Inspirada com as histórias da Tenente Laura, a estudante Aldrey de 19 anos criou expectativa quanto ao ingresso na FAB. “Sabendo desses relatos vejo amplas possibilidades de carreira para atuar como militar na aeronáutica”, comentou a estudante.

O projeto Ação Cidadania alcançou 19 cidades do estado, em mais de 30 edições. Nele, já foram beneficiadas com os atendimentos, cerca de 57 mil pessoas. Para o ano de 2022, mais de 20 empresas ou instituições tornaram-se parceiras e a FAB, sendo representada pela BACG, é uma delas.

Fotos: Major Carmenton

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).