O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) participou, no dia 02/06, da VII Jornada de Segurança Operacional Aeronáutica, realizada pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER-PMBA). O evento ocorreu no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), e contou com a presença de diversos operadores da Aviação de Segurança Pública, Militar, Civil e operadores de aeródromo da região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento faz parte da programação anual do GRAER, comandado pelo Tenente-Coronel da Polícia Militar Wolney Anderon Santos de Almeida, e teve como principal objetivo o incremento do nível de alerta dos profissionais da aviação de segurança pública, em relação aos riscos associados às atividades técnicas desenvolvidas.

i2261311021009829

Durante as palavras de abertura do evento, o Comandante-Geral da PMBA, Coronel da Polícia Militar Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, ressaltou a importância da prática da prevenção proativa de ocorrências aeronáuticas e destacou, também, o apoio diligente do Comando da Aeronáutica (COMAER) às atividades de Segurança de Voo na Região Nordeste.

i2261311032604657Durante o evento, o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, abordou o tema “CENIPA e a Segurança de Voo”, trazendo um panorama dos macroprocessos empregados pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) no progresso das ações de Segurança de Voo em âmbito nacional e internacional, com vistas ao desenvolvimento do setor aeroespacial e de fortalecimento da soberania nacional.  Já o Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, palestrou sobre “Trabalho em Equipe na Esquadrilha da Fumaça”.

i2261311024401866

Neste contexto, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), que é a organização encarregada pelo planejamento, gerenciamento e execução das atividades de segurança de voo na área de atuação a qual o estado da Bahia faz parte, foi oportunamente representado pelos palestrantes Coronel Aviador José Roberto Mendes da Silva e Coronel Aviador Luis Cláudio Veloso Gonçalves. Em suas palestras, foram abordados temas direcionados às atividades de prevenção, avaliação dos impactos e gerenciamento de riscos na segurança operacional, estudos de caso com apresentação de fatores contribuintes, dentre outros.

i2261311020906839Segundo o Chefe do CENIPA, eventos como esse asseveram a essência do SIPAER. “Ocasiões como essa que tivemos aqui hoje, são de suma importância, não só para os que estavam presentes, mas para toda a sociedade brasileira. A contribuição dos homens e mulheres que trabalham diuturnamente no SIPAER reverbera, silenciosamente, nas diversas camadas sociais e trazem consigo, consequentemente, mais eficiência e desenvolvimento para o setor aeroespacial brasileiro”, destacou.

Por fim, o evento foi considerado essencial e de significativa importância para o fortalecimento da cultura de segurança de voo na região. Tanto os organizadores, quanto os ouvintes ressaltaram positivamente a contribuição do COMAER, representados pelo CENIPA, EDA e SERIPA II.

Fotos: Soldado Gonçalves / GRAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).