A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Instituto Histórico-Cultural (INCAER), lançou uma página dentro do site da FAB, que traz em formato digital, obras que contam a história da Aviação brasileira. A aba “Opúsculos” permite a leitura online e o download de livros curtos, tais como “A participação da FAB na II Guerra Mundial” e “A mulher militar na FAB”; além de diversas biografias de personalidades que se destacaram ao longo dos anos na área, a exemplo do Marechal-do-Ar Márcio de Souza e Mello e do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Esse e outros títulos estão disponíveis, gratuitamente, no Portal da FAB, aba “Publicações da FAB” – link “PUBLICAÇÕES INCAER“.

O projeto entra para o rol de materiais gratuitos disponibilizados pelo INCAER que podem ser usados para pesquisas, estudos e informação histórica. O Instituto conta, ainda, com uma coletânea denominada “Ideias em Destaque”, publicação que aborda assuntos ligados à Aviação, Geopolítica, Assuntos Estratégicos, Psicologia, Conjuntura Nacional e Internacional, Logística e Mobilização.

O Subdiretor de Cultura do INCAER, Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer, conta que a informatização alcançada pela organização teve um salto em 2010, quando o Comandante da Aeronáutica instituiu o Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural da Aeronáutica (SISCULT). O Oficial-General gerenciou a implantação do sistema, que abrange as áreas de História, Museologia e Música da Força Aérea Brasileira. “É o presente e o futuro. O fato do Instituto produzir esses trabalhos literários, como os Opúsculos e as Ideias em Destaque, proporciona uma publicidade muito grande, um acesso facílimo a esse tipo de material, podendo ser utilizado para pesquisas e por escolas em estudos sobre a história do País”, ressalta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i217615344709795Acervo do INCAER

No site da organização pode ser encontrada também uma Galeria de Patronos, representada por autoridades da Aviação Brasileira já falecidas. Cada nome está relacionado a uma Cadeira, simbolicamente, ocupada por um Conselheiro pertencente ao Conselho Superior.

O Instituto coordena ainda o Clube do Livro, que visa facilitar a aquisição de obras literárias editadas pelo INCAER ou cedidas em consignação pelos próprios autores, estimulando, desta forma, o hábito da leitura na sociedade. A entidade possui, também, uma Biblioteca que reúne cerca de oito mil volumes da literatura Aeronáutica brasileira e estrangeira, alguns deles raros – ou pela data de edição ou por estarem esgotados no mercado livreiro. A maioria deles é proveniente de doações de entidades civis e militares, de familiares de militares ou de amantes da Aviação. São frequentes as visitas de pesquisadores e alunos interessados neste acervo de características peculiares.

i217615304308611

A sede do INCAER está instalada no prédio onde funcionou a Estação de Passageiros de Hidroaviões do Aeroporto Santos-Dumont, localizada no Rio de Janeiro (RJ). Pela sua importância histórica e paisagística, o prédio foi tombado pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) – atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 29 de janeiro de 1957.

Fotos: Arquivo INCAER