FAB inicia investigação de queda de aeronave em Vinhedo (SP)

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A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), iniciou a investigação sobre o acidente aéreo ocorrido na tarde desta sexta-feira (09/08) em Vinhedo, São Paulo. O avião ATR-72, de matrícula PS-VPB, transportava 61 pessoas e caiu durante um voo entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP). Equipes do CENIPA e do SERIPA IV já estão no local para realizar a Ação Inicial e coletar dados essenciais para a investigação.

Ação Inicial do CENIPA

Logo após a confirmação do acidente, os investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional sediado em São Paulo, foram enviados ao local para conduzir a Ação Inicial. Essa etapa envolve a coleta de evidências, documentação das condições do local e o início da análise dos fatores que podem ter contribuído para o acidente. A Ação Inicial é crucial para garantir que todas as informações relevantes sejam preservadas e analisadas com rigor técnico.

Coletiva de Imprensa e Declarações Oficiais

Em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília, o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, acompanhado por diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), forneceu detalhes sobre o acidente. O Brigadeiro destacou que o objetivo principal da investigação aeronáutica é garantir a segurança de voo e prevenir futuros acidentes semelhantes. Ele também expressou as condolências da FAB e do CENIPA às famílias das vítimas e enfatizou que a investigação será conduzida com a máxima eficácia preventiva, sem caráter punitivo, focada exclusivamente na segurança.

Processo de Investigação e Segurança de Voo

O processo de investigação do CENIPA envolve várias etapas, incluindo a análise das caixas-pretas da aeronave – o Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR) – que já estão sob custódia dos investigadores. A análise desses gravadores será feita com celeridade, mas o tempo para conclusão da investigação pode variar conforme a complexidade do caso e as condições dos equipamentos. Durante a coletiva, o Brigadeiro Moreno pediu paciência ao público e à imprensa, ressaltando que informações preliminares só serão divulgadas após a verificação e consolidação dos dados. A transparência e o compromisso com a segurança de voo serão mantidos ao longo de todo o processo investigativo.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).