A Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou um marco significativo com a conclusão da primeira fase do projeto Hospital Modelo. A cerimônia, realizada em 19 de dezembro de 2023 no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, e pelo Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, Diretor do HFAB. O evento contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, outras autoridades civis e militares, e membros do Serviço de Saúde da Aeronáutica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Avanços no HFAB

O projeto Hospital Modelo visa fortalecer a capacidade de atendimento da comunidade e posicionar o HFAB como um centro de referência em Saúde. As novas instalações incluem apartamentos mais amplos e confortáveis, ambulatórios modernizados com tecnologia de ponta e uma recepção projetada para um acolhimento mais rápido, seguro e humanizado. Esses avanços não apenas melhoram a infraestrutura, mas também refletem o comprometimento da FAB com a humanização do atendimento.

Foco na Medicina e Administração

08

O Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a importância de mudar a conduta da atividade médica no HFAB, criando duas grandes áreas: uma médica e outra administrativa. Essa última visa apoiar a área médica, permitindo que os médicos se dediquem integralmente à prática da Medicina.

Futuras Expansões e Melhorias

O Diretor do HFAB anunciou que em breve haverá um Centro de Quimioterapia, uma nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 10 leitos e um laboratório nuclear, além de melhorias no setor de radiologia. Estas mudanças visam não apenas atender às competências do hospital, mas também melhorar o ambiente de cuidado para os pacientes e a capacidade de oferecer cuidados especializados e diagnósticos precisos.

Reestruturação do Serviço de Saúde da Aeronáutica

A modernização do HFAB faz parte do projeto de reestruturação do Serviço de Saúde da Aeronáutica (SISAU), iniciado em 2019. O Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, Diretor de Saúde da Aeronáutica, ressaltou as etapas do projeto, enfatizando a melhoria contínua, que inclui novos processos, adequação da infraestrutura e incremento de pessoal.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).