As comemorações em honra a Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, seguem a todo vapor. Em uma cerimônia emocionante, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um evento na última sexta-feira, 21 de julho, na Fazenda Cabangu, em Barbacena, Minas Gerais. A fazenda é o local de nascimento de Santos Dumont, uma figura que moldou o rumo da história da aviação mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença de uma série de autoridades militares e civis. Durante o evento, ocorreu a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont e a entrega da Medalha Mérito Cabangu, ambas instituídas para honrar e perpetuar o legado de Santos Dumont.

Medalha Mérito Cabangu: Um Prêmio pela Preservação do Legado

A Medalha Mérito Cabangu é um prêmio estabelecido em homenagem ao nascimento de Santos Dumont, idealizado pelo sobrinho-neto do aviador, Jorge Henrique Dumont Dodsworth. A medalha tem como objetivo distinguir aqueles que contribuíram significativamente para a preservação, divulgação e aprimoramento do Museu Casa Natal de Santos Dumont.

O Comandante da Aeronáutica foi um dos agraciados, e fez questão de expressar a emoção de participar da solenidade na Casa Natal do Pai da Aviação. Ele destacou o privilégio indescritível de estar na casa onde Santos Dumont nasceu e enfatizou que a ocasião era motivo de alegria e muita emoção.

Apoio e Colaboração pela Preservação da Memória

Sandro Vilela Damasceno, presidente da Fundação Casa de Cabangu, enfatizou a importância do apoio e colaboração de todos para a manutenção do museu. Ele ressaltou que valorizar, divulgar e apoiar o Museu de Cabangu é a única maneira de garantir a preservação material da memória de Santos Dumont.

Medalha Mérito Santos Dumont: Reconhecimento aos Serviços Prestados

Durante a cerimônia, a Medalha Mérito Santos Dumont foi concedida a sete personalidades que se destacaram por terem prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira. Entre os homenageados estava a Sargento Helen, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que expressou grande emoção ao receber a distinção das mãos do Comandante da Aeronáutica, reforçando a importância do reconhecimento de seu trabalho.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).