A Força Aérea Brasileira (FAB) esteve presente na celebração dos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) no dia 05/05. O Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), representou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes da indústria nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagem a Santos-Dumont e elogios à AIAB

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a comemoração dos 150 anos de nascimento de Santos-Dumont e a consolidação do setor aeroespacial graças ao seu invento, o avião. Ele parabenizou a AIAB pelos seus 30 anos, ressaltando seu papel como impulsionadora do desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro.

Investimento histórico em tecnologia aeronáutica e espacial

Durante a cerimônia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) anunciaram a assinatura de contratos no valor de R$ 360 milhões com as empresas Embraer, Visiona, Akaer e ACS. Os recursos, destinados ao desenvolvimento de tecnologias dos setores aeronáutico e espacial, representam o maior volume já concedido pela FINEP em toda sua história.

Incentivos à indústria aeroespacial e impacto na economia

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, explicou que os recursos disponibilizados são destinados a projetos estruturantes com retorno direto para a sociedade, destacando a questão de soberania nacional. Segundo ela, incentivos à indústria aeroespacial estimulam universidades e centros de pesquisa a produzir conhecimento, impulsionando a inovação e ampliando a competitividade da economia brasileira.

AIAB e seu papel no setor aeroespacial

Julio Shidara, Presidente da AIAB, ressaltou que o segmento aeroespacial opera na ponta da pirâmide de agregação de valor e a inovação tecnológica é a gênese de seus produtos. A AIAB, fundada em 1993, representa e promove os interesses e objetivos comuns das empresas brasileiras do setor aeroespacial no país e no exterior, articulando a ação conjunta das empresas junto ao Governo Brasileiro, à sociedade e às entidades internacionais.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).