A Força Aérea Brasileira (FAB) apoiou neste domingo (29/05) as atividades de uma comitiva interministerial na cidade do Recife (PE), atingida por fortes chuvas desde a última semana. Na Base Aérea de Recife (BARF), uma aeronave VC-99 do Grupo de Transporte Especial (GTE) trouxe à capital pernambucana uma equipe liderada pelos Ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, da Cidadania, Ronaldo Bento, e do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. A eles se juntou o Ministro do Turismo, Carlos Brito, além de parlamentares, representantes da Secretarias Nacionais de Assistência Social, da Defesa Civil e autoridades locais.

i2252912563609379“A palavra que o Governo Federal traz para essas famílias, essas vítimas, é de profundo pesar. Nesse primeiro momento, é uma ação coordenada do Governo Federal que envolve entes que participam desse momento de união e de superação desses nossos obstáculos que uma crise dessa monta nos traz. Esse é o motivo da vinda de cinco Ministérios aqui hoje – os quatro Ministros presentes e equipes do Ministério do Trabalho”, explicou o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

A comitiva foi recebida pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, e pelo Comandante da BARF, Coronel Aviador Rodrigo Santos de Faria. Em seguida, eles embarcaram em uma aeronave H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado em Parnamirim (RN), e em uma Bell 407 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para realizar um sobrevoo de reconhecimento dos impactos das chuvas na Região Metropolitana de Recife.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2252914073509426Foi realizado sobrevoo dos seguintes municípios: Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Olinda e Recife. Após a aterrissagem, os Ministros cederam entrevista coletiva na BARF a membros da imprensa e representantes estaduais e municípios impactados pelas chuvas.

“As equipes técnicas ministeriais têm bastante experiência em situações como essa. Esse ano, lamentavelmente, já enfrentamos problemas em Petrópolis e Angra dos Reis (RJ), no Sul da Bahia, no Norte de Minas Gerais e, agora, em Pernambuco e Alagoas. A conduta será a mesma: ninguém ficará para trás”, disse o Marcelo Queiroga, responsável pela pasta da Saúde.

i2252914144907729“O Brasil passou no ano passado pela maior seca dos últimos 91 anos e agora a gente vê toda essa água caindo em vários pontos do Brasil, em Alagoas, em Pernambuco. A situação atualizada é que foram registrados 44 óbitos, 56 desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados. Mesmo o estado e o município locais tendo Defesas Civis muito bem estruturadas, uma chuva dessa magnitude causa estrago em qualquer município do Brasil. Então colocamos de imediato a Defesa Civil Federal à disposição e uma equipe permanecerá aqui enquanto a situação assim demandar”, descreveu o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

Busca e Salvamento na FAB

i2252912563403425A aeronave do 1º/8º GAV, Esquadrão Operacional sediado na Base Aérea de Natal, decolou às 06:00h da manhã deste domingo com uma tripulação preparada para realizar resgates e dar apoio às vítimas da calamidade. A aeronave pousou em Recife às 07:05h da manhã para realizar o voo de reconhecimento e continuará à disposição para ser acionada a qualquer momento.

Localizar, socorrer e resgatar. As missões de Busca e Salvamento da FAB acontecem sobre todo o território nacional, no mar territorial e ainda em uma ampla área de águas internacionais do Atlântico. São realizadas por diversos Esquadrões, apoiados pelo SALVAERO e pelo Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), do inglês Brazilian Mission Control Center, por meio dos Centros de Coordenação de Salvamento.

Atualmente, a FAB conta com dez Esquadrões de Busca e Salvamento e estão localizados em Campo Grande (MS), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Santa Maria (RS), Manaus (AM), Canoas (RS) e Belém (PA).

Fotos: II COMAR

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).