A partir desta quarta-feira (16/03), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição de referência em ensino e pesquisa no Brasil e no mundo, abre as portas para a Exposição “Voo para o Futuro”, que apresenta a réplica da aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), o caça F-39 Gripen.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A aeronave reproduzida em tamanho real, chega em solo carioca para compartilhar com o visitante a mesma experiência de um piloto de caça da FAB na cabine de pilotagem. Com aproximadamente 15 metros de comprimento, oito de largura e quatro de altura, a réplica foi produzida em fibra de vidro, madeira e metal. Fazem parte do protótipo os armamentos que acompanham a aeronave, como o mísseis IRIS-T e Meteor. O painel está apresentado em modo operacional, onde é possível visualizar algumas funcionalidades. A maquete pertence a empresa Saab, fabricante do Gripen.i2231614391805399

Na cerimônia de inauguração, realizada nessa terça-feira (15/03), estiveram presentes o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, representando o Comandante da Aeronáutica; o Presidente da FGV, Professor Doutor Carlos Ivan Simonsen Leal; o Diretor da Saab do Brasil, Bengt Janér; além de demais autoridades militares e convidados.

Durante a solenidade, o Diretor da SAAB, Bengt Janér, disse que o programa fortalece os laços entre a Suécia e o Brasil por sua parceria estratégica. “A aquisição do sistema Gripen representa não apenas um aumento substancial na capacidade operacional da FAB de defender seu espaço aéreo, fronteiras e riquezas naturais, mas também um grande salto tecnológico para o Brasil, por meio do maior programa de transferência de tecnologia em curso no país”, salienta.

i2231614391706582Para o Presidente da FGV, a instituição de ensino que tem a missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, a defesa é a essência de um país. Ele citou, como exemplo, o freio ABS dos carros, um sistema eletrônico complementar ao sistema de freio que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca de emergência. “O freio ABS veio a partir da tecnologia de um jato de guerra francês da década de 60. Aprender a organizar projetos complexos, desenvolver métodos tem um efeito educativo gigantesco”, disse.

O Major – Brigadeiro Madureira agradeceu a Fundação Getúlio Vargas pela parceria e pelo seu trabalho de comprometimento com o desenvolvimento nacional. “Esta exposição mostra o mais novo integrante da Força Aérea, o Gripen, resultado do programa F-X2, que representa a elevação das capacidades da Força Aérea e a nação brasileira a um novo patamar tecnológico e estratégico”, finaliza o Oficial-General.

A exposição é gratuita e está aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia, até o dia 6 de abril.

i2231614391702378Exposição da réplica do caça F-39 Gripen – FAB

Local:  Esplanada do Centro Cultural da FGV (Praia de Botafogo, 186)

Período: 16 de março a 6 de abril

Visitação aberta ao público com agendamento prévio: https://evento.fgv.br/gripenfab

Horário: 10h às 20h (segunda à sexta) e 8h às 18h (sábados e domingos)

Faixa etária: a partir de 5 anos (menores de 18 anos, acompanhados de responsável)

Fotos: DECEA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).