O Exército Brasileiro recebeu a 500ª viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) Guarani em solenidade realizada na sede da Iveco Veículos de Defesa, em Sete Lagoas (MG). O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, participou do evento acompanhado de oficiais-generais do Alto Comando do Exército e comitiva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Também foi entregue o primeiro lote da viatura blindada multitarefa leve sobre rodas (VBM-LSR) 4×4, também integrante do Programa Guarani. Um total de 32 viaturas vai ser distribuído para três unidades subordinadas à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Apucarana, todas no Paraná.

O Comandante do Exército teve a oportunidade de conhecer as instalações da fábrica e destacou a segurança no Programa. O General Paulo Sérgio ainda relembrou o início dos trabalhos há 15 anos. “O Exército Brasileiro fez uma autocrítica, analisou a conjuntura que se aproximava”. Segundo ele, por meio do Estado-Maior, o Exército chegou a conclusões a respeito das capacidades que faziam ou fariam falta para o cumprimento da missão de defesa da Pátria.

Já o Presidente da Iveco Veículos de Defesa, Humberto Spinetti, disse que o objetivo é a produção da VBM-LSR 4×4 em Sete Lagoas e comemorou a entrega do primeiro lote. “Estamos orgulhosos com a entrega das primeiras 32 viaturas e ansiosos para dar continuidade ao projeto”.

Após a solenidade, as autoridades visitaram a linha de produção e assistiram a uma apresentação da VBTP Guarani na pista de testes.

O Programa Guarani está inserido dentro dos projetos estratégicos do Exército e visa adicionar novas capacidades à Força Terrestre, proporcionando mobilidade estratégica e poder de combate compatível com as potenciais ameaças do território nacional.

Fonte: CCOMSEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).