O Departamento de Engenharia e Construção (DEC), por meio da Diretoria de Material de Engenharia (DME) e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), por intermédio da Diretoria de Fabricação (DF) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), realizaram o “Seminário de Manufatura Aditiva”, no período de 10 a 12 de novembro, nas instalações do IME, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da abertura as seguintes autoridades: Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Guido Amin Naves, Diretor de Material de Engenharia, General de Brigada Marcus Vinícius Fontoura de Melo, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa, General de Brigada Moacir Rangel Júnior, Diretor de Fabricação, General de Brigada Tales Eduardo Areco Villela, e o Comandante do Instituto Militar de Engenharia, General de Brigada Juraci Ferreira Galdino.

O evento teve como objetivos estimular a discussão acerca do emprego da manufatura aditiva como ferramenta para potencializar e dinamizar a cadeia logística de suprimento; a viabilização de uma solução alternativa em caso de interrupção do fornecimento de material por falta de estoque, obsolescência, falência de fornecedores, entre outros; e a verificação das potencialidades e capacidades acadêmicas e da indústria nacional.

Durante o seminário, que foi realizado na modalidade híbrida (presencial e à distância), ocorreram apresentações e debates relacionados aos assuntos: manufatura aditiva na confecção de componentes médicos e odontológicos; confecção de peças automotivas; indústria aeroespacial; indústria de aviação; indústria da construção civil; áreas de pesquisa e desenvolvimento de materiais para a manufatura aditiva; a normalização e regulação da manufatura aditiva; e casos de sucesso do emprego da manufatura aditiva nas indústrias nacionais.

Além de representantes do Exército Brasileiro, o evento contou com a participação de palestrantes de empresas civis e estabelecimentos de ensino de excelência, tais como: Instituto Tecnológico da Aeronáutica, EMBRAER, RENAULT, SIEMENS, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de Brasília, Universidade de Campinas, SENAI CIMATEC, SENAI JOINVILLE, AVIBRAS, INOVA HOUSE 3D e FARCCO.

Fonte: IME

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).