Entre os dias 22 de março e 1º de abril, o Exército promoveu o Estágio Setorial de Técnicas, Táticas e Procedimentos para Operações em Ambientes Urbanos. Realizado para oficiais de todos os Comandos Militares de Área do Exército, a atividade teve o objetivo de nivelar os conhecimentos e padronizar as táticas, as técnicas e os procedimentos militares em operações urbanas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Coordenado pela Chefia do Preparo da Força Terrestre, do Comando de Operações Terrestres (COTER), o estágio foi aplicado pelo Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU) do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL), na cidade de Campinas. A abertura foi conduzida pelo Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ªBda Inf L), General de Brigada Edson Massayuki Hiroshi. Ao longo do estágio, foram transmitidas instruções como leis e decretos/direito prático, técnicas menos letais, investimento com blindados, técnicas de progressão e de arrombamento, técnicas de primeiros socorros em combate, combate subterrâneo, combate em recinto confinado e posições de tiro de fuzil e pistola.

O encerramento foi marcado pela entrega dos diplomas e distintivos do CIOU durante uma formatura presidida pelo General Hiroshi, com a presença do Comandante do 28º BIL e Diretor de Ensino do CIOU, Tenente-Coronel Eduardo Ruy, e do Adjunto da Divisão de Instrução Militar da Chefia de Preparo Terrestre do COTER, Tenente-Coronel Mário Ivo. Todas as atividades foram executadas de acordo com as medidas sanitárias preventivas de combate à covid-19.article 2

Fonte: 28º BIL
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).