O Exército Brasileiro participa da 10ª edição da Conferência de Sistemas e Tecnologia Militar que acontece no estádio Mané Garrincha, na Capital Federal. A abertura do evento, na noite do dia 23 de novembro, contou com a participação do Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; do ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen; de representantes do legislativo e da indústria de Defesa, além de autoridades diplomáticas e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na cerimônia de abertura, o ministro destacou a importância da indústria nacional de Defesa: “o Brasil possui uma indústria de Segurança e Defesa pujante, resiliente e em expansão, com portfólio variado e com excelentes perspectivas para celebrarmos parcerias estratégicas e atrair o interesse comercial de investidores estrangeiros”. O General Braga Neto também destacou o potencial de eventos como a CSTM: “dirijo-me a este seleto público no sentido de estimular e desejar que esta conferência contribua para as discussões, a troca de experiências e o entendimento da importância da autonomia tecnológica da indústria para ampliação das capacidades da Defesa nacional, garantindo a dissuasão e a manutenção da soberania, da liberdade e da nossa democracia.”

Para o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Flávio Marcus Lancia Barbosa, “este tipo de evento estimula a reunião de várias empresas da área de Defesa, a troca de conhecimentos e a interação entre as diversas Forças, contribuindo para que o Exército possa alcançar seus objetivos”. Segundo ele, o Exército visa a estimular a base industrial de Defesa e obter junto a ela as capacidades de que a instituição necessita para o presente e o futuro.

A 10ª CSTM conta com uma exposição de equipamentos e sistemas, além de uma ampla agenda de palestras sobre Defesa e Segurança. Entre os temas abordados na conferência, estão cyber segurança, blockchain, viaturas blindadas, inteligência artificial, sistema anti-drone, computação quântica, 5G, Amazônia, simulação e treinamento, comando e controle, satélites e Lei de Proteção de Dados.

O evento é gratuito para militares e servidores públicos. Para mais informações, acesse www.cstmexpo.com.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).