Tefé (AM) – Alunos do Polo EAD do Colégio Militar de Manaus e militares da 16ª Brigada de Infantaria de Selva participaram da 5ª edição dos Jogos Interculturais Indígenas, na Aldeia Indígena Nova Esperança da Barreira de Baixo, no Rio Solimões, entre 2 e 5 de agosto. A atividade teve com o objetivo a imersão nas tradições e cultura dos povos indígenas, e serviu para estreitar os laços de amizade e colaboração do Exército com a população local.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os Jogos Interculturais Indígenas contaram com várias modalidades desportivas, como a corrida de tora, arremesso de lança, arco e flecha, subida do açaí e luta de galo. Houve também inúmeras apresentações culturais e atividades dos povos indígenas participantes, os Ticuna, Kambeba, Kokama, Kaixana, Apurinã, Mayoruna, Miranha e Kanamari.

Fonte: 16ª Brigada de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).