A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizou, no período de 19 a 21 de outubro, o Intercâmbio General Mark Clark-Marechal Mascarenhas de Moraes, como o objetivo de promover o diálogo entre escolas militares de alto nível do Exército Brasileiro e dos Estados Unidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, o Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, ministrou palestra sobre a estrutura de ensino e as particularidades da Escola Marechal Castello Branco. A comitiva dos EUA acompanhou, ainda, os planejamentos do Exercício AZUVER 2021, feitos pelos oficiais-alunos no nível operacional. Por fim, o Comandante da United States Army War College, Major General David C. Hill, ministrou uma palestra para os alunos e instrutores da ECEME com foco no tema liderança estratégica.

Os militares estadounidenses também conheceram alguns dos principais locais do Rio de Janeiro ligados à história militar do País, como o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSG), o Monumento à Retirada da Laguna na Praia Vermelha e o Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana. Durante todo o evento, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia de covid-19, tais como a medição de temperatura corporal, a higienização na entrada do local, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras, além de manutenção do ambiente aberto e ventilado.

Intercâmbio General Mark Clark-Marechal Mascarenhas de Moraes

Criado em 1981 para celebrar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos da América (EUA) na campanha italiana durante a 2ª Guerra Mundial, o intercâmbio ocorre anualmente entre a US Army War College e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Fonte: ECEME
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).