Foto: Carolina Antunes/PR

O Comando da 5ª Região Militar do Exército brasileiro que abrange a área dos estados do Paraná e Santa Catarina, torna público o edital de um novo Processo Seletivo, que tem como objetivo a formação de cadastro reserva e incorporação no Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e o Estágio de Instrução e Serviço (EIS) de Médicos Especialistas em cardiologia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Detalhes sobre a oportunidade

As oportunidades são destinadas para candidatos do segmento masculino e feminino, integrantes das áreas e habilitações de interesse do Exército Brasileiro, que devem atender alguns requisitos, caso sejam chamados para prestar Serviço Militar voluntário, tais como:

  • Ser voluntário e brasileiro nato;
  • Estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral;
  • Se reservista, estar em dia com o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) e ter sido licenciado da última Organização Militar em que serviu, estando classificado, no mínimo, no comportamento “bom”;
  • Os candidatos que possuírem tempo de serviço anterior nas Forças Armadas deverão apresentar Declaração de Tempo de Serviço Público anterior. O tempo de serviço público militar deverá ser comprovado por meio de documento emitido pela Organização Militar a que o cidadão estiver vinculado;
  • Se militar temporário da reserva, tiver sido licenciado com conceito favorável (acima de 7,0 em todos os quesitos avaliados);
  • Não ter sido considerado isento do Serviço Militar;
  • No caso do candidato que foi considerado isento, quando da apresentação ao Serviço Militar Obrigatório, por incapacidade física, deverá estar reabilitado, para que possa participar do presente Aviso de Seleção;
  • Ter concluído com aproveitamento e colado grau em curso de ensino superior que o habilite ao exercício do cargo pretendido na área de medicina, reconhecido pelo Ministério da Educação, e especialização em cardiologia reconhecida pelo órgão público competente que o habilite ao exercício do cargo pretendido;
  • A Incorporação ao EAS fica condicionada a que o MFDV ter no máximo 40 (quarenta) anos de idade na data da incorporação; dentre outros requisitos que constam descritos no edital.

Para participar

Os interessados poderão se inscrever no período de 19 a 21 de janeiro de 2021, exclusivamente, por meio do e-mail [email protected]. Cabe ressaltar que antes de realizar a seleção, o candidato deverá ler atentamente as orientações contidas no aviso, a fim de verificar se atende a todas as condições e requisitos previstos. É de responsabilidade do candidato a observância dos prazos e o correto preenchimento da documentação solicitada, sob pena de ser inviabilizada sua participação nas etapas seguintes.

Seleção

Como forma de seleção e classificação, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Entrevista e coleta de documentos dos candidatos, que tem data prevista de realização o dia 9 de fevereiro de 2021, às 8h, na Seção de Serviço Militar 5ªRM, localizada na rua 31 de março, S/N, pinheirinho, Curitiba-PR;
  • Avaliação curricular, que será realizada por Oficiais do Exército e tem por finalidade verificar a validade dos documentos curriculares apresentados pelos candidatos e verificar a coerência dos mesmos com a prática profissional;
  • Inspeção de saúde, que tem por finalidade verificar de maneira mais ampla as condições físicas dos candidatos, visando identificar a existência de motivos incapacitantes ao exercício das atividades militares antes da incorporação no EAS.

Para a avaliação curricular, serão considerados os certificados de conclusão de cursos ou diplomas entregues para a Comissão de Seleção Especial quando da apresentação do candidato, que tenham relação com a área para qual o candidato se inscreveu e que estejam devidamente registrados pelo Órgão Público competente (Ministério da Educação), bem como experiências profissionais relacionadas à área pretendida.

Os certificados de conclusão de cursos ou diplomas deverão ser apresentados em forma de reprodução/cópia autenticada em cartório ou apresentados em fotocópias inseridos no curriculum vitae, sem autenticação, mediante a apresentação do documento original para a equipe de coleta de documentos verificar a autenticidade dos documentos. Os certificados ou diplomas não autenticados em cartório ou não apresentados junto com os originais físicos não serão pontuados.

Vigência

De acordo com o documento, o serviço médico temporário será realizado no período de um ano, dividido em duas fases, sendo que a primeira, de 45 dias, destina-se a adaptar o cidadão convocado à vida militar. A segunda é destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais.

O período de um ano de serviço poderá ou não ser prorrogado anualmente, de acordo com o desempenho profissional, a existência de vagas e a deliberação do Comando da 5ª Região Militar, sendo que o tempo máximo de permanência no serviço ativo é de até oito anos, computados todos os tempos de serviço público anterior nas Forças Armadas.

Jornalista: Luana Souza
Fonte: PCI Concursos
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).