Recordando o final da Segunda Guerra Mundial, a Aditância do Exército Brasileiro celebrou a liberação da Itália do jugo nazifascista, destacando os 76 anos da participação dos militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na defesa da democracia e da justiça social no mundo contemporâneo. A cerimônia ocorreu no dia 13 de maio, em Roma, coincidindo com a Semana das Comunicações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Adido do Exército (AdiEx) na Itália, Coronel André Luiz dos Santos Franco e seu auxiliar, ambos oriundos da Arma de Comunicações – Arma do Comando –, inauguraram uma foto do General Mascarenhas de Moraes, Comandante da FEB, no final da guerra, na cidade de Alessandria, no Piemonte. Na ocasião, o general condecorava a bandeira da 1ª Companhia de Transmissões (1ª Cia Trans), comandada pelo Capitão Mário da Silva Miranda. Segundo o Comandante da FEB, a 1ª Cia Trans “concorreu para que todos os órgãos da Divisão se mantivessem em íntima ligação, levando aos elementos mais avançados a ordem superior e trazendo desses pontos as informações, através dos mais diversos canais”.

Durante a atividade, o adido brasileiro destacou a importância de lembrarmos sempre o sacrifício dos nossos heróis da FEB nos campos de batalha da Itália. A cerimônia ainda contou com a entrega das medalhas “Exército Brasileiro” e do “Serviço Amazônico” e seus respectivos diplomas, concedidos a diplomatas, a funcionários civis italianos e militares da Marinha do Brasil, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do nome da Força Terrestre e da região amazônica.

A solenidade foi restrita, em razão das medidas contra a covid-19 vigentes no país, com todos os protocolos sanitários italianos plenamente atendidos.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).