Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Exército Brasileiro, em apoio à Operação Yanomami 2023, tem desempenhado um papel fundamental em missões de evacuação aeromédica de indígenas na região amazônica. Como parte do Comando Conjunto Operacional Amazônia, a Força tem apoiado cerca de 50 evacuações aeromédicas com suas aeronaves, sendo a última realizada na terça-feira, 7 de março.
Um homem de 20 anos, membro da aldeia Polassai na Terra Indígena Yanomami, foi transferido com ferimentos para o Hospital Geral de Roraima (HGR) em um voo de quatro horas em um helicóptero UH-60M Black Hawk do Exército Brasileiro (EB). Durante o voo, a equipe médica da Secretaria Especial de Saúde Indígena prestou atendimento com o apoio de segurança da Força Nacional.
Desde 22 de janeiro, o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º B Av Ex) tem empregado aeronaves HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar no transporte aéreo logístico para a Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima. O Exército tem cooperado com a operação de ajuda humanitária aos brasileiros indígenas na região.
A Operação Yanomami tem sido uma iniciativa importante para garantir a saúde e a segurança dos povos indígenas na região, especialmente em meio à pandemia da COVID-19. O Exército Brasileiro, juntamente com outras forças e agências governamentais, está trabalhando incansavelmente para garantir o bem-estar dessas comunidades em áreas remotas da Amazônia brasileira.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395