No dia 1º de março, o Exército Brasileiro, como parte integrante do Comando Conjunto Norte (CCjN), ajudou na logística de distribuição e aplicação de 120 doses de vacina contra a covid-19 para a aldeia indígena Yuyrareta, localizada no centro-oeste do Amapá. A ação ocorre em apoio ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) daquele estado. Compõem o Comando Conjunto o Comando Militar do Norte, do Exército; o 4º Distrito Naval, da Marinha; e a Ala 9, da Força Aérea.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além das vacinas, foram transportados representantes do DSEI. Para a distribuição das doses na localidade, que pertence à terra indígena Waiãpi, foi empregada a aeronave UH-15 da Marinha do Brasil e meios operacionais da 22ª Brigada de Infantaria de Selva.

Todos os militares que trabalharam nessa missão foram testados negativamente para a covid-19. Nos próximos dias, também serão beneficiados os indígenas das aldeias de Auyraretá e Mukuru.

Fonte: Comando Conjunto Norte
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).