Exército apoia desativação de garimpos ilegais em Roraima

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nos dias 10 e 11 de março, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) do Exército Brasileiro, no contexto da Operação Verde Brasil 2, participou de uma operação conjunta e interagências de combate ao garimpo ilegal na região de Surucucu (RR). A ação concentrou-se nas áreas do Garimpo do Espadim, Garimpo Mucuim, Garimpo Pau Grosso, Garimpo do Capixaba, Garimpo Hélio e Garimpo do Rangel.

A operação resultou em apreensões de materiais utilizados na prática ilegal do garimpo, como munições, carregadores de pistola, garrafas de mercúrio, 0,5 g de ouro, equipamentos eletrônicos (celulares e GPS) e uma aeronave PT-JSS destruída em razão de uma colisão com as árvores durante tentativa de fuga. Durante a ação foi realizada ainda a destruição de uma pista de pouso no Garimpo do Capixaba e destruídos, pela Polícia Federal, três motores de garimpo e seis geradores.

A ação contou com apoio da tropa do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Comando Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR / 7º BIS), Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). A Operação Verde Brasil 2 cumpre o dever legal previsto na Constituição Federal e está amparada nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010.

Fonte: 1ª Brigada de Infantaria de Selva

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui