Aspirante Bayma sendo orientado pelos Oficiais de Superfície no COC do NAM “Atlântico”

Durante os exercícios de manobras táticas no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, os futuros Oficiais organizaram a formatura dos navios participantes da “Aspirantex/2021”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No Centro de Operações de Combate (COC), os Aspirantes assumiram a função dos Oficiais de Superfície: tiveram que ouvir e interpretar os sinais em códigos que indicam a posição dos navios, além de calcular o tempo de manobra e a distância que separam os meios. O Aspirante Bayma nunca tinha feito nada parecido e vibrou com a experiência. “Foi uma excelente oportunidade de colocar em prática o que aprendemos na sala de aula, de ver efetivamente como acontece a bordo. Achei interessante calcular na Rosa de Manobra o que seria feito e, depois, ver no radar os navios executando os movimentos”, declarou.

No mesmo exercício, outro grupo de Aspirantes acompanhou as manobras do Passadiço do NAM “Atlântico”, de onde observou a formatura e o posicionamento dos navios de acordo com os sinais táticos informados. Na ocasião, os futuros Oficiais foram orientados pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2), Contra-Almirante Eduardo Augusto Wieland, sobre a saudação entre navios, uma das mais simbólicas tradições navais. Inspirados nos movimentos do Almirante, os Aspirantes prestaram continência à Fragata “União”, quando esta passou ao largo do NAM “Atlântico”.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).