Tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) realizaram um exercício militar em coordenação com a Prefeitura Municipal de São Paulo, no distrito de Parelheiros, localizado no extremo Sul de São Paulo, no período de 19 a 21 de julho. A brigada aeromóvel participou da atividade com um contingente de aproximadamente 300 militares. O objetivo do exercício foi manter o adestramento da tropa em patrulhamento fluvial e motorizado, incluindo, também, uma aeronave militar para reconhecimento aéreo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício tático de campanha nas áreas urbanas e rural envolveu tropas das seguintes organizações militares: 4º Batalhão de Infantaria Leve, 5º Batalhão de Infantaria Leve, 6º Batalhão de Infantaria Leve, 12ª Companhia de Comunicações Leve, 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, 22° Batalhão Logístico Leve e 20° Grupo de Artilharia de Campanha Leve. Agências governamentais participaram do planejamento e da execução do exercício, entre elas o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Durante a atividade, foi realizada uma ação cívico-social na Praça do Trabalhador com uma série de atividades de assistência e auxílio à comunidade, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos. A ação contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, do Comandante da 2ª Divisão do Exército, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, do Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Evandro Luis Lopes Ferreira, e do Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Luis Reis Nunes, além de outras autoridades civís e militares.

Todas as atividades seguiram as medidas de prevenção à covid-19, permitindo sua execução em segurança.

Fonte: Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).