Google News

Na semana de 27 de setembro a 1º de outubro, o 5º Batalhão de Suprimento (5º B Sup) realizou o Exercício de Longa Duração (ELD) do período de Instrução Individual Básica (IIB) para 178 soldados do efetivo variável incorporados no ano de 2021. Desses, 148 integram o 5º B Sup, 28 o Hospital Geral de Curitiba (HGeC) e dois o 5º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (5º CGCFEx).

blank

O exercício no terreno ocorreu na área da 2ª Companhia de Suprimento (2ª Cia Sup/5º B Sup), onde se encontra a histórica “Fazenda Baronesa”, localizada a 80 quilômetros da capital das araucárias. O exercício teve como objetivos adquirir e consolidar os conhecimentos básicos indispensáveis aos soldados que defendem nossa imensa nação; obter reflexos na execução de técnicas e táticas individuais de combate; adaptar o soldado ao serviço em campanha; desenvolver e consolidar o valor moral da tropa; aplicar, por meio de instruções práticas, os conhecimentos adquiridos pelos militares ao longo do período de Instrução Individual Básica e, principalmente, formar o reservista de 2ª categoria ou “combatente básico”.

A excelência do terreno disponível na região da “Fazenda Baronesa”, por onde andou o Imperador D. Pedro II, no ano de 1880, com aproximadamente 17.000.000 m², proporcionou à equipe de instrução a realização de instruções teóricas e práticas, tais como marcha de 12 km; orientação e observação diurna e noturna; tiro de ação reflexa; progressão e utilização do terreno diurna e noturna; transposição de curso d’água; ofidismo; camuflagem; higiene, profilaxia e primeiros socorros; e sobrevivência e acuidade visual e auditiva noturna. Já no acampamento base, também foram desenvolvidos e aprimorados atributos da área afetiva inerentes ao militar do Exército, como coragem, camaradagem, espírito de corpo, perseverança, iniciativa e liderança.

Coroando a semana de instrução, foi realizada a tradicional formatura de entrega da boina, com a presença de familiares dos soldados, que foi presidida pelo Comandante do 5º B Sup, Coronel Maxwell Norbim Calvi, e que contou com as presenças do Chefe do 5º CGCEFEx e da direção do HGeC.

Fonte: 5º Batalhão de Suprimento