Na semana de 27 de setembro a 1º de outubro, o 5º Batalhão de Suprimento (5º B Sup) realizou o Exercício de Longa Duração (ELD) do período de Instrução Individual Básica (IIB) para 178 soldados do efetivo variável incorporados no ano de 2021. Desses, 148 integram o 5º B Sup, 28 o Hospital Geral de Curitiba (HGeC) e dois o 5º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (5º CGCFEx).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 12 2

O exercício no terreno ocorreu na área da 2ª Companhia de Suprimento (2ª Cia Sup/5º B Sup), onde se encontra a histórica “Fazenda Baronesa”, localizada a 80 quilômetros da capital das araucárias. O exercício teve como objetivos adquirir e consolidar os conhecimentos básicos indispensáveis aos soldados que defendem nossa imensa nação; obter reflexos na execução de técnicas e táticas individuais de combate; adaptar o soldado ao serviço em campanha; desenvolver e consolidar o valor moral da tropa; aplicar, por meio de instruções práticas, os conhecimentos adquiridos pelos militares ao longo do período de Instrução Individual Básica e, principalmente, formar o reservista de 2ª categoria ou “combatente básico”.

A excelência do terreno disponível na região da “Fazenda Baronesa”, por onde andou o Imperador D. Pedro II, no ano de 1880, com aproximadamente 17.000.000 m², proporcionou à equipe de instrução a realização de instruções teóricas e práticas, tais como marcha de 12 km; orientação e observação diurna e noturna; tiro de ação reflexa; progressão e utilização do terreno diurna e noturna; transposição de curso d’água; ofidismo; camuflagem; higiene, profilaxia e primeiros socorros; e sobrevivência e acuidade visual e auditiva noturna. Já no acampamento base, também foram desenvolvidos e aprimorados atributos da área afetiva inerentes ao militar do Exército, como coragem, camaradagem, espírito de corpo, perseverança, iniciativa e liderança.

Coroando a semana de instrução, foi realizada a tradicional formatura de entrega da boina, com a presença de familiares dos soldados, que foi presidida pelo Comandante do 5º B Sup, Coronel Maxwell Norbim Calvi, e que contou com as presenças do Chefe do 5º CGCEFEx e da direção do HGeC.

Fonte: 5º Batalhão de Suprimento
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).