Ex-combatente João Amaro dos Santos, 95 anos, foi o primeiro a ser vacinado em Nilópolis. — Foto: Divulgação

João Amaro dos Santos, 95 anos, é a primeira pessoa vacinada contra o novo coronavírus, em Nilópolis, Baixada Fluminense. A imunização foi feita na manhã desta quarta-feira (20).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Tenente da Marinha do Brasil e integrante da tripulação da da Corveta Cabedelo, ele defendeu uma frota de navios mercantes de um submarino alemão perto do Estreito de Gibraltar, situado entre a Espanha e o Marrocos, durante a Segunda Guerra Mundial.

“Eu nem consigo falar de tão emocionado e alegre que fiquei por ter sido escolhido. A injeção nem doeu, enfrentar batalhas é bem pior”, afirmou o viúvo de dona Edith Santos e pai de quatro filhos.

Morador do bairro Paiol, ele saiu de casa usando um terno com as medalhas conquistadas no confronto.

João Amaro foi vacinado pela superintendente de enfermagem do Posto Central, Andréa da Silva Paulo Rodrigues, e estava acompanhado da filha Edileusa.

“Meu pai é muito conhecido no bairro. Quando ninguém tinha carro, ele transportava as vizinhas grávidas e fez vários partos”.

Pelas ações durante a guerra, como agradecimento, muitas mães do bairro deram os filhos para João batizar. Ele e a esposa, com quem foi casado por 63 anos, têm dezenas de afilhados. O tenente também criou quatro sobrinhos.

A segunda pessoa imunizada em Nilópolis foi a enfermeira Adalgisa Gomes, de 57 anos. Ela foi atendida pela técnica de enfermagem Rosana Valença – esta última aprendeu a profissão com a colega há 30 anos.

“Espero que as pessoas fiquem realmente imunes, que tenham consciência de que o processo não é imediato e continuem a usar máscara para tudo dar certo”, afirmou Adalgisa, responsável pelo atendimento aos idosos em residências terapêuticas na cidade.

Fonte: G1

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).