Na manhã da última sexta-feira, 28 de abril, o ex-comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, coordenador executivo do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), proferiu uma palestra para 81 integrantes do Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia (Caepe) no auditório Professor Oliveira Junior da Escola Superior de Guerra (ESG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestra sobre o aproveitamento sustentável do mar no século XXI

A palestra, intitulada “O Brasil e o Mar no Século XXI – Subsídios para o aproveitamento sustentável do mar no Século XXI”, abordou aspectos relacionados ao estudo e aproveitamento do mar brasileiro, também denominado “Amazônia Azul”, considerando a integração das partes interessadas, seguindo, em especial, o modelo da tríplice hélice, composto por governo, empresa e universidade.

Lançamento da terceira edição do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”

Durante o evento, o Almirante Moura Neto apresentou a terceira edição do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”, lançado em dezembro de 2022. Segundo ele, a obra aborda uma grande quantidade de assuntos relacionados ao ambiente marítimo e está disponível na versão virtual no site do Cembra, organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo e desenvolvimento do mar brasileiro.

Relevância do tema para a vida profissional e acadêmica

O Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, ressaltou a relevância do tema para a vida profissional e acadêmica dos estagiários e agradeceu a presença do Almirante Moura Neto. Kerr destacou que o livro é um dos mais completos atualmente no Brasil sobre o mar, a Amazônia Azul, a economia azul e outros temas relacionados ao Poder Marítimo, subsidiando diversas pesquisas e difundindo conhecimento sobre o mar brasileiro.

Fotos: SD Santana Brito

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).